Primeiro mês de estudos


Não acho que eu vá contar aqui no blog mês a mês como foi a minha rotina de estudos, mas pelo menos o primeiríssimo eu queria documentar.

Pensa numa pessoa que queria assistir todas as aulas e de todos os professores que o cursinho online oferece? Essa era eu, então CLARO que foi uma loucura, correria em cada semana, atrasei algumas coisas e por isso tive que correr atrás do prejuízo ficando até altas horas da noite estudando, enfim, muita correria, mas necessária.

Para quem não sabe, eu assinei o cursinho do Descomplica, o plano Enem Extensivo 2019, que só tem as matérias básicas, nada tão aprofundado. Eles oferecem aula na parte da manhã e também aula na parte da noite, mas às vezes com outros professores dando o mesmíssimo conteúdo visto de manhã. Isso é para você poder assistir no horário que seja melhor para a sua rotina. Eu, como tinha tempo para estudar de manhã e também de noite, resolvi assistir todas as aulas e selecionar quais professores de cada matéria eu gostava mais, me adaptava melhor, aprendia mais, para passar o ano assistindo só as aulas dele.



Semana 1 (fevereiro):

Assisti apenas as aulas do período da manhã. Fazia anotações junto com a aula. Quando terminava a aula eu já fazia os 10 exercícios do material de apoio. Algumas aulas eu assistia ao vivo e outras eu assistia gravada à tarde, porque era o que dava para fazer com a minha rotina do dia-a-dia.

Também costumava anotar o nome de cada professor e que matéria ele ensinava e escrevia na frente se gostei, se era mais ou menos ou se não gostei. Tudo isso foi importantíssimo para mim tomar minha decisão mais tarde sobre os professores que eu gostava mais para incluir no meu cronograma.

Também comecei a assistir as aulas do cursinho do professor Ferretto, de matemática, que eu também assinei. Fazia anotações das aulas no meu fichário e depois os exercícios que ele disponibiliza para treinar de cada matéria eu imprimi e faço, depois guardo junto com as minhas anotações.

Foi extremamente difícil pra mim acordar cedo pra estudar (as aulas começam às 08:30h) porque eu não estava nem um pouco acostumada com isso, mas levantei, em nenhum dia atrasei porque eu queria muito fazer dar certo essa minha nova rotina. E foi difícil só por um tempo, logo me acostumei.



Semana 2 (fevereiro):

Assisti apenas as aulas do período da noite. E continuei acordando cedo sem querer nessa semana mesmo assim, acho que já estava comprometida com isso tudo, haha. Fazia como sempre minhas anotações durante a aula, e já os exercícios deixava para fazer no dia seguinte, de manhã ou de tarde, porque as aulas da noite terminam às 22:00h, e nesse horário eu já vou tomar banho, depois deitar pra ler um livro e depois ficar só olhando os stories do instagram até o sono vir. Até me educar a dormir cedo, e não mais às 2h ou 3h da manhã, eu estava tentando, hahaha.

Mas confesso que nessa semana eu dei uma leve, mínima, relaxada. Deixei pra assistir algumas aulas depois ou fazer os exercícios depois e isso não deu certo. Acabou que tive que passar boa parte do meu sábado tentando repor essas matérias atrasadas e isso era algo que eu não queria pra mim, estudar de final de semana, só se fosse algo urgente e extremamente importante, do contrário, preferia estudar tudo o que fosse necessário de segunda a sexta.



Semana 3 (fevereiro):

Novamente assisti as aulas do período da manhã, mas dessa vez foi só para ter certeza sobre alguns professores que eu ainda estava em dúvida se tinha gostado ou não. A maioria eu já tinha decidido quais iria assistir e já coloquei no meu cronograma.

Nessa semana também conheci o Instagram @canaldamarcela que, para quem também estuda pelo Descomplica, é extremamente importante e necessário. Ela faz mapas mentais sobre cada aula dada e posta no insta dela e também no Drive, o que já ajuda bastante a complementar com suas próprias anotações das aulas e ter uma boa base pra estudar depois. Recomendo fortemente!

Foi através dela que eu descobri o Cronograma e Diário de Exercícios disponível no Drive dela. Eu meio que adaptei para mim mesma, transformando apenas num Cronograma Semanal com todas as aulas que eram dadas, para saber quais eu já assisti e fiz os exercícios e quais que ainda não. Mais tarde vou fazer um post sobre todas as minhas organizações nos estudos.

Também descobri através dela que ela disponibiliza o próprio Cronograma Semanal dela com todas as aulas do Descomplica para venda, assim como também disponibilizava um Planner 2019 para venda também (esse já não está mais disponível). O Planner eu gostei e comprei com ela, falta eu imprimir e encadernar, quando eu fizer isso mostro aqui. Enfim, organização é com ela mesmo.



Semana 4 (fevereiro):

Meu Cronograma já estava praticamente montado com todas as aulas de todos os meus professores favoritos, tem aulas que vou assistir de manhã e outras de noite, aproveitando que tenho disponibilidade para assistir em qualquer horário.

Procuro ao máximo tentar fazer os exercícios do material de apoio assim que a aula acaba para ajudar a fixar o conteúdo na mente. Tento também não atrasar nada e realmente me dedicar, não ter preguiça, porque se eu tiver, sei que tudo vai desandar, vou ficar perdida e não quero isso, quero muito fazer isso dar certo.

Estou animada e cheia de gás nesse primeiro mês de estudos, e espero profundamente continuar com esse ânimo por todo o ano e não deixar nada me abalar. Procuro também me apoiar nas outras pessoas que estão no mesmo barco que eu, passando pela mesma coisa, e isso é ótimo porque um ajuda o outro. Eu faço parte de grupos no Facebook de jovens que também estão nessa fase de vestibular e Enem, e um sempre pode ajudar o outro, dar dicas, conselhos, recomendar coisas etc.

E acabei atrasando também as aulas no Ferretto por conta da correria e loucura que foi me encontrar no Descomplica, conhecer tudo e me adaptar, mas também vou correr para ficar em dia, é o que me resta.



__________

Distrações ao longo do mês teve, como um amigo que eu não via há meses e veio passar uns dias aqui em São Paulo e eu fui vê-lo, assim como também fui viajar, e apesar de acabar atrasando algumas matérias por conta disso, eu sempre corria para estudar a matéria atrasada e não deixar mais acumulada.

E é isso. Eu sabia que fevereiro seria um mês corrido e cansativo de adaptação à nova rotina, como de fato foi, mas o importante é que eu me esforcei e posso dizer que fiquei sim orgulhosa de mim. Sei que estou fazendo a coisa certa para a minha própria vida e não tem sensação melhor, saber que você está no caminho certo, ter certeza disso.


0 comments