A minha primeira fazenda no Stardew Valley

6.12.21 Renata Carvalho 4 Comments


Definitivamente Stardew Valley foi o jogo que mais me marcou em 2021. Passei mais de 300 horas só esse ano jogando sem parar de tão viciada que fiquei. É um jogo muito querido, fofo, fácil de pegar um carinho muito grande por ele. Eu amo demais esses jogos de fazendinha.

Eu já tinha feito um post aqui no blog contando desse jogo: Stardew Valley – Larguei tudo e fui pra fazenda. E nesse mesmo post eu falei que estava quase terminando de customizar a minha primeira fazenda e que estava pensando em fazer um post aqui mostrando ela. Pois bem, aqui estou!

Eu peguei a fazenda Padrão porque ela é a mais indicada não só para os iniciantes no jogo, mas também para os mais avançados, já que ela tem a maior área para fazer um monte de coisas.

__________

Planejamento


Primeiramente eu resolvi planejar como eu queria que a minha fazenda ficasse, então usei o Stardew Planner que é um site onde você pode desenhar a sua fazenda dos sonhos para planejar direitinho antes de colocar a mão na massa no jogo. Nesse mesmo site você também pode se inspirar nas fazendas de outras pessoas e pegar ideias que você não tinha pensado até então.

Então o meu planejamento ficou assim:



__________

Botando a mão na massa


Finalmente comecei a mexer no layout da minha fazenda. Esse tipo de coisa é um pouco demorado e não muito fácil, mas é como eu sempre falo: Stardew Valley é pra se jogar sem pressa, então eu fui customizando com calma, tomando o meu próprio tempo, sem pressa nenhuma, curtindo cada segundo e ficando cada vez mais feliz vendo ela tomar forma aos poucos.

Eu só fui tomar a decisão de customizar a fazenda no Ano 2, porque durante todo o Ano 1 eu ainda estava conhecendo o jogo e tentando focar principalmente em completar o Centro Comunitário. Então ela se encontrava assim:

Fazenda Padrão – Ano 2 – Primavera

Desenhei a minha fazenda no Stardew Planner me inspirando em outras fazendas e fazendo inúmeras alterações até ficar satisfeita com o resultado final. Mas foi só no Inverno desse mesmo ano que eu de fato comecei a mexer nela, já que nessa estação eu não precisava cuidar de nenhuma plantação.

Fazenda Padrão – Ano 2 – Inverno

No início do Ano 3 ela já estava bem adiantada, o principal mesmo tinha sido feito (que ao meu ver eram os caminhos e os lugares das plantações, além de algumas das construções nos seus lugares), então faltava cuidar apenas dos detalhes.

Fazenda Padrão – Ano 3 – Primavera

Bom, demorei muito tempo não só pra cuidar de cada mínimo detalhe, mas principalmente pra juntar 10 milhões de ouro pra conseguir comprar o Relógio Dourado e eu não queria dar a fazenda por finalizada antes de conseguir esse bendito relógio!

Foi só no Ano 7 que eu pude dizer com 100% de certeza que a minha primeira fazenda estava totalmente pronta e que fiquei muito feliz e orgulhosa do resultado final.

E ela ficou assim:

Fazenda Padrão – Ano 7 – Primavera

Consegui todos os obeliscos, todos os espantalhos do jogo, além de alguns troféus e estátuas (que deixei tudo exposto perto do relógio). Os animais eu não tenho muitos, só alguns, e estão mais de enfeite mesmo na fazenda porque não são tão lucrativos. O que me dá mais lucro mesmo é o que está dentro de todas as cabanas.

__________

Outras construções


Na cabana do canto superior esquerdo (do lado da estufa), eu coloquei vários Cristalários com diamantes neles pra vender:

Cabana de Cristalários com diamante

E nas quatro cabanas do canto inferior direito eu enchi duas cabanas com Jarra de Conserva (onde eu coloco a plantação da minha fazenda e da estufa), e as outras duas cabanas com Barril (onde eu coloco Carambola).

Cabana com Jarra de Conserva

Cabana com Barril

Já na Estufa da minha fazenda, eu coloquei uma árvore frutífera de cada, além de uma plantação de Fruta Antiga que também coloco nas Jarras de Conserva.

Estufa com Fruta Antiga e árvores frutíferas

Óbvio que eu também customizei e decorei a minha casa da fazenda, haha. Eu casei com o Sam e já temos os dois filhos: Charlie e Claire.



Também consegui completar o Museu da cidade:



__________

A Fazenda da Ilha


E claro que tem ainda a fazenda da Ilha. Nela eu planto exclusivamente Carambola porque é a fruta mais lucrativa do jogo. E nessa fazenda eu confesso que não fiz um layout tão legal assim. Eu só queria priorizar a plantação de Carambola mesmo, embora eu não tenha aproveitado totalmente o espaço que ela oferece, já que fiz caminhos, mas tudo bem.

Fazenda da Ilha com plantação de Carambola

E por fim, também decorei a casa da Fazenda da Ilha só para ficar fofo e onde eu coloquei todos os cinco peixes raros que peguei.

Casa da Fazenda da Ilha

__________

Eu amei demais jogar nessa fazenda, deixar ela do jeitinho que eu tinha planejado, foram muitas horas calmas e felizes enquanto fazia tudo na maior tranquilidade.

E agora que essa fazenda já está totalmente finalizada, eu resolvi que quero jogar em todas as fazendas do jogo (Fazenda entre Riachos, Fazenda na Floresta, Fazenda na Colina, Fazenda Remota, Fazenda Quatro Cantos, Fazenda na Praia), mesmo que nenhuma delas seja tão boa quanto a Padrão, mas seria só pra conhecer mesmo, ver como é, passar pela experiência, e quem sabe voltar aqui pra contar qual das fazendas mais gostei e qual menos gostei.

Amo demais esse jogo e sigo jogando viciada sem enjoar!

♦ Me adicione na Steam



Definitivamente Stardew Valley foi o jogo que mais me marcou em 2021. Passei mais de 300 horas só esse ano jogando sem parar de tão viciada...

4 comentários:

  1. Eu tinha uma fazenda num jogo que estava linda, depois acho que excluí o app. Gostei de ver a sua.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que se você logar na sua mesma conta, é capaz de ainda estar lá, pelo menos comigo eu já exclui o jogo e reinstalei de novo no meu pc e continuava lá. E obrigadaa! ^^

      Beijão!

      Excluir
  2. Menina eu sou muito desatualizada com jogos. Parei em mil novecentos e bolinha rs

    Mas eu gosto desses jogos que têm um fundo mais realista (como the sims, ou aqueles jogos de comidinha rs) Acho que são os mais viciantes né? hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até uns três anos atrás a minha vida com relação a jogos só girava em torno da série The Sims e mais nada. Foi só depois que eu comecei a assistir lives de gameplays que comecei a conhecer e jogar outros jogos, hahaha.
      E siiim, amo demais esses tipos de joguinhos!

      Beeeijos!

      Excluir