Um balanço do BEDA 2015


Agosto foi um dos meses mais corridos do ano para mim. Não só foi o mês da minha volta às aulas na faculdade, ter que absorver muita teoria que os professores dão, além dos trabalhos que já temos que começar a pensar no que fazer, mas também me propus a participar do primeiro BEDA (Blog Every Day August), promovido pelo Rotaroots.

Eu fiquei muito assustada com a ideia de ter que postar todos os dias, não sabia se eu iria dar conta, afinal até então eu já lutava para tentar postar pelo menos três vezes por semana. Mas resolvi encarar o desafio, testar minha capacidade, deixar a preguiça de lado. Eu sabia que se eu me organizasse e me programasse, daria tudo certo, e foi o que eu fiz (quer dizer, mais ou menos).

Confira todas as etapas que eu passei para que a minha participação no BEDA fosse um sucesso:


1. TEMAS FIXOS
Pelo menos EU não teria conseguido me organizar se tivesse decidido postar qualquer coisa que me desse na telha, aleatoriamente. Eu teria ficado muito perdida, sem saber quais posts já foram ao ar e quais não foram. O primeiro passo que tomei para o BEDA foi fazer uma seleção de temas que iriam ao ar em cada dia da semana.

- Segunda: Como eu já estava participando do Desafio das 52 semanas, cujos posts vão ao ar toda segunda-feira, eu defini que continuaria postando esse tema nas segundas.
- Terça: Há muito tempo que eu queria fazer posts específicos de wishlist, vários livros que eu queria ter, DVDs, bolsas e mochilas, defini então que às terças-feiras esses posts iriam finalmente sair do papel e aparecerem no blog.
- Quarta: Há algum tempo eu li e resenhei uma série de quatro livros, mas ainda não tinha publicado. Aproveitei então que o mês tem quatro quartas-feiras, e decidi postar a resenha da série inteira, um livro por semana.
- Quinta: Eu gosto muito de fazer listas dos meus filmes e séries favoritos, filmes que recomendo, canais favoritos, tudo tem uma lista para mim. Resolvi então fazer esses posts de algumas listas aleatórias que eu tinha, tais como todos os seriados que terminei de assistir e também os que vou começar a assistir, documentários que assisti na Netflix e adorei, os canais no Youtube que gosto muito de acompanhar.
- Sexta: O BEDA deu um UP legal para a categoria de TAGs no meu blog, o que me deixou muito feliz. Eu não sabia se as pessoas ainda gostavam de TAGs por escrito (o que tá bombando mesmo são TAGs por vídeos), mas eu resolvi largar mão e fazer logo o que eu queria. Eu não faço vídeos para o Youtube, e só por causa disso não iria participar de TAG nenhuma? De jeito nenhum! Respondi várias TAGs no meu blog por escrito mesmo e me diverti muito.
- Sábado: No sábado eu reservei para participar das blogagens coletivas dos grupos que participo no facebook, tais como o Mais Que Palavras (+QP), o Lente Criativa e até o próprio Rotaroots.
- Domingo: E no domingo, deixei para fazer um post contando como foi a minha semana e recomendar outros posts legais dos meus blogs favoritos, simples assim.

2. PLANILHA
Descobri que ter uma planilha no excel do mês de agosto com todos os posts já marcados em todos os dias do mês ajuda muito! Foi ótimo ter pensado previamente quais posts iriam ao ar e em quais dias. Eu só precisava abrir a planilha para saber quais posts já tinham sido escritos e quais ainda não tinham, quais precisavam ir ao ar e quais já tinham sido postados no blog. Eu recomendo fortemente que vocês tenham uma planilha dessas para se organizarem com o blog ao longo do mês, é sucesso garantido. Eu pelo menos já não me imagino mais sem.

3. POSTAGENS ADIANTADAS (sqn)
Essa eu confesso que falhei no que tinha programado fazer, mas não houve danos. Eu tinha planejado ficar uma semana adiantada com os posts, já ter os próximos sete posts feitos e prontos para serem publicados, dessa forma eu ficaria mais tranquila, sem correria. Mas não foi o que aconteceu.

Por algum motivo, eu não consegui fazer isso. Todos os posts do BEDA que foram ao ar, foram feitos por mim apenas um dia antes, no dia anterior, e não uma semana antes, como eu pretendia. Eu sabia que era muito arriscado, e se chegasse o dia em que eu não estava a fim de fazer post nenhum? No máximo que eu adiantava de vez em quando eram só dois ou três posts, mas não sete. Ainda assim, para a minha surpresa, eu fiquei empolgada com o BEDA por um longo tempo, mais da metade do mês, e por isso eu não cansei tão cedo de fazer posts e raríssimos foram os que atrasaram.

4. DIVULGAÇÃO
Assim que eu terminava de fazer um post novo e já programava para ir ao ar, eu fazia duas imagens para divulgar o post nas redes sociais: uma retangular para divulgar na fanpage e no twitter do blog, e outra quadrada para divulgar no instagram do blog. Nessas imagens eu colocava qual número do BEDA era (ex: BEDA #07, BEDA #18, BEDA #23), colocava o título do post e também o link do blog.

Assim que o post ia ao ar, todos os dias às 10h, eu já divulgava o link nas planilhas que o Rotaroots disponibilizou durante o BEDA, divulgava no twitter de manhã, no instagram de tarde e na fanpage de noite.

CONCLUSÃO
Eu teimo demais em postar no blog qualquer coisa que me der na telha, aleatoriamente, sem planejamento ou programação, e isso nunca é uma boa coisa para mim. Eu fico perdida sobre quais posts foram ao ar ou não, não sei quais posts são urgentes e quais não são, fico toda desorganizada, desanimo e não quero postar mais, daí acabo sumindo daqui por um tempo.

A melhor coisa a se fazer, que sempre deu certo todas as vezes que usei essa técnica, é: planejamento e programação. Botar no papel todos os posts que eu quero fazer para aquele mês, depois encaixar cada um desses posts na planilha do mês, exatamente no dia que eu quero que ele vá ao ar. Desse modo eu consigo olhar a coisa de uma forma geral e me programo melhor com meus afazeres.

0 comments