Não adianta culpar o trabalho, os filhos, o marido, a rotina ou seus compromissos. Enquanto você não estabelecer sua rotina de autocuidado, você nunca terá uma. Com cuidados ou sem cuidados com você mesma, todas as outras coisas que precisam ser feitas no seu dia, serão feitas. Então, por que também não se priorizar?
Se você trabalha e precisa estar lá às 08:00, você assim o fará. Se você combina de sair com as suas amigas na sexta, neste dia, você estará lá. Se você precisa levar as crianças na escola todos os dias, assim você o faz. Porém, quando o assunto é você, aposto que você sempre falha e deixa seu autocuidado em segundo plano.
Um banho mais demorado, aqueles trinta minutos para fazer uma atividade física, uma ida na manicure, tudo isso sempre acaba ficando para depois, e de depois em depois, a gente vai se deixando para trás.
E o que é uma rotina de autocuidados?
Nada mais é que hábitos pensados especificamente para cuidar de si ou um tempo dedicado à fazer coisas que te deixam bem. O objetivo de ter essa rotina é conseguir aliviar o estresse, aumentar sua autoestima e melhorar a qualidade de vida. Então, não existe regra na hora de colocá-la em prática, seu autocuidado pode ser desde acordar e tomar um banho mais demorado, até ter uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação saudável. Pode parecer bobo ter esse autocuidado na rotina, porém, pare e pense nas vezes que você fez um skincare, praticou um exercício físico ou assistiu seu filme favorito depois de muito tempo, você não se sentiu muito melhor depois? Então!
Apenas comece
É impossível mudar a nossa rotina do dia para noite. Mas se você não começar agir e se programar para fazer coisas que você sempre quis e acaba deixando para segundo plano, nada acontece. Comece devagar, mas comece. Quer comer mais saudável? Se programa no dia anterior, pense nas refeições, e veja como pode se planejar para fazer isso acontecer se encaixando com a rotina que você tem. Quer se exercitar? Veja o que cabe na sua rotina, se sobra tempo, cadastre-se na academia, se não tem tanto tempo, pesquise vídeos, faça treinos curtos em casa, mas faça. São esses pequenos hábitos que farão com que você tenha mudanças significativas na sua vida. E quando você menos perceber, isso fará parte da sua rotina como uma coisa comum.
Programe-se!
Com nossos dias corridos e com responsabilidades que não podem ficar para segundo plano, a chave desse processo é se organizar e ter uma programação. Planeje seu dia para que você consiga encaixar tudo: desde o seu skincare, até seu exercício, seu ritmo de trabalho, a organização da casa, o tempo com os filhos. Organizando seus horários e fazendo com que aquela programação realmente seja feita, você vai ver como seu tempo fica proveitoso, é como se você adicionasse algumas horas a mais no seu dia.
Tenha ferramentas que facilitam a sua vida
Sim, alguns itens podem facilitar o seu dia, e ao invés de você ficar ali se dedicando àquilo, você poderá usar aquele tempo para você. Um exemplo disso é, chegou em casa cansada e ainda precisa preparar a janta, nessa você acaba terminando a janta tarde e precisa tomar banho correndo se quiser dormir no horário. Imagina se você tivesse uma panela de arroz, ou uma air fryer e pudesse deixar sua comida fazendo, enquanto você toma um banho tranquila? Ou se enquanto você fizesse a janta, seu robô aspirador, limpasse o chão da casa? A gente diz que não resolve, até ter um. São pequenos momentos como esse que fazem a diferença no nosso dia.
Desconecte-se!
Nossa geração é totalmente dependente de telas, às vezes, desde o trabalho até o lazer são feitos usando nosso celular. E nós não percebemos o quanto gastamos nosso tempo ali, apenas olhando para uma tela. Por isso, é importante perceber que se desconectar também é uma forma de autocuidado. Faça o teste: ao invés de chegar e deitar no sofá e ficar rolando o feed do Instagram por horas, chegue e tome um banho, faça sua rotina de skincare. Desligue a tv mais cedo, e leia um livro, fique mais em família. Só depois que você começa a se desconectar você percebe o quanto esses aparelhos tomam seu tempo.
Organize-se!
Deixe sua roupa de fazer seus exercícios separada, separe os produtos do seu skincare e já deixe sob a sua penteadeira. Faça marmitas para conseguir comer mais saudável. Deixe uma lista pronta com itens de mercado para você poder organizar a sua alimentação. Organização, planejamento e foco é o segredo para você mudar a sua rotina, e de uma coisa eu tenho certeza, você não se arrependerá quando fizer isso.
Gostaram das dicas? O que vocês costumam fazer para ter esse momento de autocuidado na rotina e que não abrem mão?
Publicidade | Foto da capa: Kevin Laminto
Eu desde que comecei a planejar minhas semana e mês não consigo viver mais sem fazer isso. Mantenho minha agenda por perto, e com o que preciso fazer no dia já anotado, assim não preciso ficar lembrando tudo o que tenho que fazer. Com o tempo adequei rotina de estudos, trabalho e autocuidado em um planejamento que funciona muito bem para minha semana e coisas que preciso fazer, assim mantenho o foco nas metas e objetivos.
ResponderExcluirAh! Uma dica é saber quais as metas que pretende alcançar, dessa forma você consegue estruturar uma rotina que caiba para você.
Você tem toda a razão, quando diz que se não estabelecer uma rotina, as coisas não são feitas. Só saindo um pouco da zona de conforto e agindo mais do que só planejando, que a vida vai tomando um rumo. Meu ano mudou, quando comecei a usar o Google Calendar de um jeito um pouco mais organizado e fui indo em busca das minhas metas pessoais, que também já foram colocadas com data no calendário. É show ver que está dando certo!
ResponderExcluirUltimamente, o que eu não abro mão é fazer a unha do pé no salão, esmaltação em gel nas unhas da mão, um bom creminho hidratante antes de dormir e usar dermocosméticos, quando eu sinto que a pele não está muito legal. O que me falta melhorar é o consumo de água, mas com uma nova rotina também vai dar certo.
Adorei o post! Abração