A trilogia épica de filmes O Senhor dos Anéis


Eu era apenas uma pré-adolescente quando o primeiro filme da série O Senhor dos Anéis estreou nos cinemas em 2001. Me lembro dos meus pais se empolgando para assistir, mas não eu porque aos 11 anos eu não entendia muito bem do que se tratava, parecia algo grandioso e complicado demais, então não fiz questão de acompanhar na época. Isso só foi mudar muitos anos mais tarde, quando minha mãe me convenceu a assistir para conhecer, e eu resolvi dar uma chance de tanto que ela elogiava. Descobri então um universo medieval épico e maravilhoso, virei uma grande fã e hoje está entre as minhas sagas cinematográficas favoritas da vida.

Os filmes da trilogia foram baseados na obra literária de mesmo nome escrita por J.R.R. Tolkien, um dos maiores nomes da literatura de fantasia, e foram lançados entre 1954 e 1955.

A adaptação cinematográfica foi feita por Peter Jackson, que recebeu muitos elogios pela grande fidelidade ao espírito dos livros e por manter a essência épica e emocional da obra de Tolkien. A trilogia hoje é considerada uma das obras mais importantes e influentes da cultura pop, se tornando um marco no cinema de fantasia que elevou o gênero a um novo patamar, mostrando que histórias épicas e mágicas eram bem aceitas pelo público e crítica.

Eu sou uma grande fã e já perdi as contas de quantas vezes assisti toda a trilogia, portanto nesse post vou falar um pouco do que achei de cada um deles.


1. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

Na pacífica Terra Média, um jovem hobbit chamado Frodo Bolseiro recebe um poderoso anél mágico que precisa ser destruído para impedir o retorno do Senhor das Trevas, Sauron. Com a ajuda de uma sociedade formada por hobbits, humanos, um elfo, um anão e um mago, Frodo inicia uma jornada épica repleta de perigos, traições e descobertas para levar o anel até a Montanha da Perdição.

O que achei: Precisei assistir esse filme várias vezes para entender de fato toda a grandiosidade e sutilezas desse universo são majestoso que ele busca retratar, e parecia que a cada vez que eu dava play no filme, descobria novos detalhes fascinantes que eu não tinha notado de início, o que fazia dele uma obra muito rica e impressionante. Achei que esse filme foi uma ótima apresentação de universo, de personagens e de trama.




2. O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)

Com a sociedade dividida, Frodo e Sam seguem sozinhos rumo à Montanha da Perdição, guiados pela criatura enigmática Gollum, antigo portador do anel. Enquanto isso, Aragorn, Legolas e Gimli tentam proteger o reino de Rohan de um ataque massivo orquestrado por Saruman, aliado de Sauron. Grandes batalhas se aproximam e a esperança da Terra Média está por um fio.

O que achei: Esse foi o filme que mais assisti da trilogia, talvez por coincidentemente estar sempre passando na televisão justamente quando eu ligava e resolvia continuar vendo até o final. Eu adoro a cena de batalha épica desse filme que tem duração de 45 minutos e levou 9 semanas para ser filmada, acho muito impressionante e sempre prende a minha atenção, não importa que eu já tenha decorado tudo o que acontece nela, haha.




3. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

A guerra final pela Terra Média começa. Enquanto Aragorn assume seu destino como rei e lidera os povos livres contra as forças de Sauron, Frodo e Sam enfrentam as últimas e mais difíceis etapas de sua missão. O fardo do anel pesa mais do que nunca, e a linha entre amizade, loucura e sacrifício se torna tênue. O destino de todos repousa na decisão de um pequeno hobbit.

O que achei: Mais do que merecido esse filme ter levado o prêmio de “Melhor Filme” no Oscar de 2002. A qualidade continua muito alta (talvez até maior do que os antecessores) em termos técnicos e artísticos, sem falar na trama que é espetacular e consegue fechar a trilogia com chave de ouro. Foi o encerramento perfeito que a trilogia merecia e não deixou a desejar em nada.




O universo “O Senhor dos Anéis” se expandiu para outros filmes e séries que se passam na Terra Média, também baseados nas obras de Tolkien, e que são interligados:

Filmes conectados:

  • Trilogia “O Hobbit” (2012-2014) – Prequela de “O Senhor dos Anéis”
  1. O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)
  2. O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)
  3. O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)
Dirigida também por Peter Jackson, essa trilogia mostra os eventos que ocorrem cerca de 60 anos antes da história do Um Anel. Ela foca em Bilbo Bolseiro, tio de Frodo, que parte numa aventura com anões e o mago Gandalf. Nessa história, ele encontra o Um Anel pela primeira vez.

Série conectada:

  • O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (2022-presente)  Prequela distante
Produzida pela Amazon Prime Video, a série se passa milhares de anos antes dos eventos de “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”. Ela mostra a criação dos Anéis de Poder, a ascensão de Sauron, a queda de Númenor e a formação das grandes alianças entre elfos, homens e anões.


0 comments