The Sims 3 (2009) | Crítica


Sobre o Jogo:


O The Sims 3 é o terceiro jogo da franquia The Sims. É um jogo de simulação de vida que foi criado pelo designer de jogos Will Wright, desenvolvido pela Maxis e distribuído pela Eletronic Arts em 2009.

O The Sims 3 inova ao trazer um mundo aberto por onde os Sims podem se movimentar entre os bairros sem nenhuma tela de carregamento. Também há uma nova ferramenta de design onde cada objeto pode ser customizado com qualquer cor, material ou padrão no Modo de Construção. Já no Criar um Sim, agora é possível criar uma personalidade única para o Sim.

Junto com o jogo, foi lançado a The Sims 3 Store, que é uma loja online onde os jogadores podem comprar e baixar conteúdo adicionais para o seu jogo. Ela oferece coisas exclusivas como roupas, objetos, locais, mundos etc.

Agora os mapas do jogo abandonam o conceito de Vizinhanças e passam a adotar o termo Mundos, que corresponde ao conjunto de lotes e famílias dentro do jogo, e que também podem ser personalizados com a escolha do terreno, estradas, vegetação, lotes.


Sunset Valley é o principal mundo que veio no jogo base do The Sims 3. Nele, você encontra tanto famílias novas com novas histórias, quanto famílias antigas e já conhecidas, incluindo a tradicional Família Caixão que, nesse jogo, é formada por Gusmão, sua esposa Cornélia e seu filho criança Vladmir. Já Laura também está presente, mas como criança fazendo parte da família Solteirus e morando com seu pai Simis, a mãe Jocasta e o irmão adolescente Miguel.

O The Sims 3 se passa 25 anos ANTES do The Sims 1 e 50 anos ANTES do The Sims 2. A ordem cronológica correta é:

The Sims 3 > The Sims 1 > The Sims 2

Com os Pacotes de Expansão, mais mundos podem ser incluídos no jogo como Twinbrook (Ambições), Bridgeport (Caindo na Noite), Appaloosa Plains (Pets), Starlight Shores (Showtime), Moonlight Falls (Sobrenatural) e Isla Paradiso (Ilha Paradisíaca).

Há também algumas sub-vizinhanças como Al Simhara, Champs Les Sims, e Shang Simla (Volta ao Mundo), Universidade Sims (Vida Universitária) e Oasis Landing (No Futuro).


O The Sims 3 possui 11 Pacotes de Expansão, lançados entre 2009 e 2013, sendo eles:

  • Volta ao Mundo
  • Ambições
  • Caindo na Noite
  • Gerações
  • Pets
  • Showtime
  • Sobrenatural
  • Estações
  • Vida Universitária
  • Ilha Paradisíaca
  • No Futuro

Também possui 9 Coleções de Objetos, lançados entre 2010 e 2013, sendo eles:

  • Vida em Alto Estilo
  • Acelerando
  • Vida ao Ar Livre
  • Vida Urbana
  • Suíte de Luxo
  • Mundo Doce
  • Diesel
  • Anos 70, 80 e 90
  • Cinema



Minha Opinião:


De todos os jogos dessa franquia, o The Sims 3 foi o que eu menos joguei e, consequentemente, é o que eu menos conheço e gosto. Eu não tinha condições de comprar o jogo quando ele lançou em 2009, era muito caro na época e nada acessível, isso só mudou dez anos depois, em 2019, quando ele entrou em promoção na Steam e eu resolvi aproveitar.

Abri o jogo para conhecer e logo estranhei os gráficos antigos e ultrapassados (principalmente comparando com o The Sims 4 que eu já estava jogando). E como eu não tinha jogado na época do lançamento, eu não sentia uma nostalgia por ele que ajudasse a aproveitar a jogatina (como tinha acontecido com o The Sims 1 e 2). O resultado é que não me animei em continuar explorando e logo abandonei.

Mas eu reconheço a importância e o quanto o The Sims 3 agregou para a franquia. Ele traz um mundo aberto como diferencial, a possibilidade de ter carros e eles serem úteis no jogo, o fato do jogo ser muito interativo e dinâmico com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, inúmeras possibilidades de customização de tudo, um grande conteúdo desde o jogo base que faz com que o jogador tenha muito o que explorar.

Quem sabe um dia eu volte com mais paciência para explorar melhor o jogo e conhecer mais a fundo a gameplay. Quero fazer isso como uma grande fã da franquia The Sims.




THE SIMS 3

Desenvolvedor: Maxis
Distribuidor: Eletronic Arts
Lançamento: 2009
Jogadores: 1 pessoa (singleplayer)
Gênero: Casual, Sandbox, Simulação

Descrição: The Sims 3 é um jogo de simulação de vida em que o jogador cria e controla personagens chamados de Sims, acompanhando seu cotidiano desde o nascimento até a velhice. O jogo se passa em um bairro aberto, onde os Sims podem circular livremente, trabalhar, estudar, formar famílias e construir relacionamentos. Cada decisão do jogador influencia a personalidade, os desejos e o rumo da vida dos personagens. A experiência não possui um objetivo final fixo, permitindo que cada jogador crie suas próprias histórias e estilos de vida.

Franquia The Sims:

➤ Me adicione na Steam


8 comments

  1. Oi Renata, tudo bem?
    Menina eu amo the sims. Joguei desde o primeiro, mas o mais curioso é que o que mais joguei foi justamente o 3. Na época eu apelei por baixar o jogo mesmo. Hoje com o 4 eu compro todos os pacotes que me agradam, em épocas de promoção pois os valores estão insanos, mas na época do 3 tinha tanto site de criador e conteúdo que foi uma verdadeira festa. Amava a liberdade de sair pelo mundo, e fazendo coisas diferentes, mesmo se3ntindo muita falta de algumas coisas do 2.
    E uma das coisas que mais gostei é que o jogo tem uma história e personagens, que a gente vai conhecendo aos poucos no decorrer da gameplay. Não é apenas um mundo com npcs. Podemos de fato criar uma história lá dentro.
    Sua postagem de deu saudades do the sims 3, ams hoje mal tenho tempo de jogar o 2 heheh.
    bjus
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina eu vacilei demais em não ter ido atrás de baixar o jogo na época, ao invés de ficar passando vontade. Eu podia ter jogado taaaaanto e hoje ele ser um dos meus favoritos! Que raiva de mim mesma, hahahaha.
      Mas paciência né, vida que segue, hehe. Hoje felizmente posso jogar qualquer um que eu quiser. Já faço isso com o 4, assim como vc tbm compro os pacotes quando estão em promoção, e um dia vou sim desbravar o 3 tão completamente que não vai sobrar mais nada pra explorar, kkkk.
      E siiim, tbm amo as histórias de todos os Sims, eu costumo ler as histórias deles e dar continuidade a elas, não importa se são coisas boas ou ruins, kkk. E quanto mais famílias com histórias, melhor.

      Beijããão!

      Excluir
  2. Nossa eu nem sabia que tinha ordem cronológica. Quer dizer, achei que fosse seguindo os lançamentos dos jogos...

    Voltei a jogar The Sims (o 4) no ano passado. Mas eu jogo um monte e depois eu paro e fico um tempão sem jogar. Agora fiquei com vontade de voltar a jogar haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tem todo um desenvolvimento pra fazer uma ordem cronológica com todos os personagens e suas famílias que são bem grandes, várias e várias gerações, e isso é uma das coisas que adoro no The Sims, haha.

      E é bem isso mesmo, a gente joga, para pq enjoou, depois volta e joga mais um pouco, depois para... e assim segue!

      Beeeijos!

      Excluir
  3. Como eu sinto saudades desse jogo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso, né? Acho que vou jogar toda a série The Sims pra sempre até ficar velhinha, de tanto que sou fãzoca!

      Beijooos!

      Excluir
  4. Lembrando apenas a todos que The Sims 3 aparentemente deixou de ser canônico. E em minha opinião foi o melhor a se fazer visto as muitas discrepâncias de The Sims 3 com The Sims 2 e The Sims nem considero que tenha uma grande história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles real criaram uma história quase que totalmente nova no The Sims 3, comparado aos outros, mas os mesmos personagens estão ali, porém só em outra fase da vida.

      Beijão!

      Excluir