A Esperança – Suzanne Collins

6.9.21 Renata Carvalho 6 Comments

Trilogia: Jogos Vorazes #3

Título original: Mockingjay
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Gênero: Ação, Aventura, Distopia, Ficção, Romance
Ano: 2011
Páginas: 424
Lido em: Setembro de 2012
Nota: 5 Estrelas | Favorito 

Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

__________



A Esperança é o terceiro livro da trilogia, escrito por Suzanne Collins.

A nação de Panen está oficialmente em guerra civil. Vários rebeldes de todos os distritos estão se levantando contra a Capital, que tem revidado com muita violência, tortura e morte. Katniss foi resgatada pelos rebeldes e levada ao Distrito 13 (que havia sobrevivido ao bombardeio e estava escondido). Ele é governado pela presidente Alma Coin, que trabalha com os rebeldes para derrubar a Capital e quer que Katniss assuma seu papel como o Tordo para incentivar as pessoas a fazerem o mesmo e se libertarem do regime totalitário.

Apesar de ter consigo sua mãe, sua irmã Prim (ambas se tornaram médicas) e Gale, Katniss não consegue assumir seu papel como o Tordo porque ela está preocupada com Peeta que foi sequestrado pela Capital. Ele aparece na televisão pedindo para os levantes pararem (obrigado pelo Presidente Snow), e Katniss vê o quanto ele está sofrendo. Para não perder o símbolo da revolução, a Presidente Coin organiza um grupo para resgatar Peeta. Eles são bem sucedidos no resgate, porém Peeta sofreu uma lavagem cerebral e acredita que Katniss é a verdadeira inimiga, tentando matá-la. Diante dessa situação, Katniss se empenha mais do que nunca para fazer o Presidente Snow pagar pelo que fez a Peeta.

A partir daí, Katniss se reúne com outros rebeldes (Gale e Finnick inclusos) e saem pelos distritos para tentar tomar a Capital. Eles vão tanto precisar tomar cuidado com guardas que estão prontos para conter qualquer levante da população, quanto contar com a ajuda de vários partidários da revolução. E apesar de se concentrar o tempo todo na morte do Presidente Snow que colocará um fim nisso tudo, Katniss deve saber que nem todos ao seu lado querem o mesmo que ela.


A conclusão épica! Eu sempre tive receio de as conclusões não estarem à altura de alguma saga que vinha sendo muito boa, mas para meu alívio, A Esperança conseguiu fechar com chave de ouro essa trilogia de forma espetacular.

O livro é muito intenso, você se pega prendendo a respiração com os acontecimentos e bola inúmeras teorias do que vai acontecer, só pra errar todas e ficar feliz com isso, afinal somos surpreendidos o tempo inteiro com as reviravoltas. Muitas dúvidas são respondidas e tem muitas resoluções de coisas inacabadas.

A minha ÚNICA ressalva é com uma coisa que acontece no final do livro que deu a impressão de toda a jornada e todo o esforço da Katniss até aqui não ter servido pra nada, afinal acontece justamente o que ela queria evitar. Mas enfim, a trilogia inteira foi tão incrível que esse detalhe não chega a incomodar de fato e sou capaz de recomendar sem pensar duas vezes. Foi com certeza uma das melhores histórias que já li na vida!



The Hunger Games
1. The Hunger Games (2008) — Jogos Vorazes
2. Catching Fire (2009) — Em Chamas
3. Mockingjay (2010) — A Esperança



Trilogia: Jogos Vorazes #3 Título original: Mockingjay Autor: Suzanne Collins Editora: Rocco Gênero: Ação, Aventura, Distopia, Ficção, ...

6 comentários:

  1. Oi Renata, nunca li a trilogia, acredita? Não sou muito fã desse gênero literário, sou mega desacostumada a ler fantasia... Quem sabe um dia, né? Todo mundo fala tão bem dessa série! Um beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah quem realmente não é muito fã de fantasia, distopia, futuros mirabolantes imaginados, talvez acabe não gostando muito mesmo pq acontecem umas coisas bem absurdas nesses livros, haha.
      Não sei se vc já assistiu aos filmes, mas é uma boa assistir (já que são mais rápidos) pra vc decidir se afinal gosta da história a ponto de ler os livros, ou não! kkk

      Beijããão!

      Excluir
  2. Ooi
    Eu adoro Jogos Vorazes, mas esse livro eu não consigo engolir até hoje kkk

    ----
    Silviane Casemiro
    Blog | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahh eu gostei dele, apesar de ser visivelmente inferior aos dois primeiros que são bem mais intensos e cheios de acontecimentos. Ainda assim dá pro gasto! ;D

      Beeeijos!

      Excluir
  3. Eu assisti aos filmes antes de ler os livros. Aliás, eu li os livros ano passado e fiquei apaixonada, não sei porque não tinha lido antes.
    Daqui uns anos, quero reler novamente.
    Beijos
    https://recolhendopalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas então! Também fui assistir aos filmes primeiro pra saber se gostava e se valeria o meu tempo pra ler a trilogia inteira, hahaha. O resultado: sim, valeu muuuuito a pena! Amo tanto os livros quanto os filmes!

      Beijos!

      Excluir

Obrigada pela visita! Não esqueça de deixar seu blog quando comentar para eu retribuir ♥