Conheça algumas opções de madeiras para o seu móvel


Quando pensamos em móveis feitos de madeira, automaticamente já associamos a algo bom, resistente, duro, que vai durar por muitos anos e que vale a pena pagar o preço que for por isso, pois é um bom investimento a longo prazo. Mas isso não é regra geral, e é com isso que temos que nos atentar. Existem diversos tipos de madeira para todos os gostos e necessidades de cada um, dependendo do que cada pessoa precisa, então não existe “certo” ou “errado”.

Eu não descartaria, por exemplo, a madeira de MDF e a de MDP. Elsa podem não ser muito resistentes e estragarem facilmente com umidade, mas são um ótimo custo-benefício para quem não quer gastar muito, procura algo barato e acessível, porém que continue sendo bonito e fácil de achar. Móveis assim costumam ser modernos, minimalistas e lindos.

Vou falar um pouco sobre alguns tipos de madeira para móveis disponíveis para escolher, de acordo com a sua necessidade, e mostrar alguns exemplos de móveis desses estilos da Atelier Clássico para se apaixonar, de acordo com o que o seu coração mandar, haha.

__________



O Carvalho está entre os tipos de madeira para móveis mais comuns e usados, assim como também a Nogueira e o Mogno. Todos são versáteis na fabricação de móveis, costumam ter uma tonalidade branca ou avermelhada e são bem resistentes.

A Cerejeira é uma das madeiras mais caras, mas é muito usada nos móveis por conta da sua tonalidade amarelada e brilhosa, além de ser durável.



O Cedro é um tipo de madeira muito recomendado para móveis de ambientes externos principalmente por ter um odor muito característico dele que é ótimo para afastar insetos, além de ser muito resistente ao ar livre e à umidade.

O Jacarandá é conhecido por ser uma madeira dura, ter alta durabilidade e ser muito resistente a umidade e a insetos (como cupins e fungos). Tem um toque de rústico por conta da tonalidade de marrom escuro muito bonito, o que faz dele um móvel de luxo, e consequentemente caro.



Para quem gosta de móveis claros, o Pinho é uma ótima opção por possuir uma coloração creme ou amarelado claro, além da marcação da madeira em anéis, o que dá um toque rústico bem leve.

Móveis feitos de Pinus também está entre o melhor custo-benefício. Ele é bonito, barato e resistente, além de ser uma madeira de reflorestamento.

A madeira de demolição tem sido muito usada nos móveis hoje em dia. Trata-se de um móvel rústico que contrasta e combina muito bem com uma decoração moderna e minimalista. Além de ser sustentável por ser reaproveitado.


__________

Se a madeira não for o meu material favorito para móveis, então com certeza está entre eles. São muitas opções, muitas propostas de decoração e usabilidade, algumas muito diferentes de outras, mas que ainda assim são capazes de agradar igualmente. Particularmente sou fã dos móveis estilo contemporâneo de madeira da Atelier Clássico, e as vezes fico namorando o catálogo que é enorme, haha.





Publieditorial | Fotos dos móveis: Divulgação/Atelier Clássico

4 comments

  1. Esse post foi uma verdadeira aula, adorei conhecer mais sobre as opções

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata, eu gosto muito de móveis de madeira e tenho alguns na minha casa. Eu prefiro madeira clarinha, mas acho que a madeira mais escura pode ficar super elegante também. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então somos duas porque também tenho preferência pela madeira clarinha, branquinha, acho que não tem erro na decoração de um ambiente, haha.

      Beijooos!

      Excluir