Começando um Bullet Journal


Eu me considero uma pessoa que tem zero talento para a arte, seja ela qual for. Não sei desenhar, pintar, tocar, criar qualquer coisa artística, e está tudo bem, há muito tempo que eu já aceitei isso e fico apenas na posição de admirar e exaltar o trabalho artístico dos outros.

Mas recentemente, do nada, eu mesma comecei a me analisar para tentar entender isso e percebi que, na verdade, eu tenho um grande bloqueio para fazer qualquer coisa de arte. Eu fico querendo fazer apenas a perfeição, mas como sei que não vou conseguir atingir esse patamar, principalmente de primeira que é o que eu quero, eu acabo optando por nem tentar, nem começar.

Eu sei perfeitamente bem que a perfeição pode tanto ser uma ilusão, quanto uma simples questão de opinião. Também sei que eu não deveria ficar buscando apenas o resultado perfeito, mas sim curtir o processo, me expressar livremente como eu quiser, independentemente se vai ficar “perfeito” ou não. O resultado nem deveria importar, aliás.

Depois que cheguei a essa conclusão sobre mim mesma, eu decidi que iria me desafiar a “fazer arte”, tentar me expressar como eu sentir vontade e tentar curtir esse processo, não ligando se vai ficar bonito ou feio no final.

Resolvi então que iria começar um Bullet Journal.

Recortes do Almanaque Tudum 2021, da Netflix

Não pretendo ter um Bullet Journal para anotar meus compromissos importantes e diários nele, para essas coisas gosto mais de usar o Notion onde fico mais à vontade para apagar e reescrever quantas vezes eu quiser (coisa que faço MUITO).

Mas não sei, talvez eu use o BuJo para escrever coisas leves e sem importância como registrar minhas leituras, filmes e séries assistidos, listas sobre qualquer coisa, planos e sonhos a serem conquistados, e qualquer coisa que me der vontade. Ou ainda simplesmente fazer colagens aleatórias como se fosse um scrapbook.

Vou preenchendo as páginas simplesmente seguindo a minha vontade do momento, tentando deixar de fora a preocupação sobre estar ficando legal ou não.


Sabe aqueles adesivos que nós guardávamos na época da escola para uma ocasião especial que nunca veio? Então, eu fui dessas. Já tem quase 15 anos que me formei na escola e eles continuam guardados aqui comigo até hoje, nunca foram usados. Pois agora eu decidi que vão SIM ser usados no meu Bullet Journal. Esse momento chegou.

Também tenho recortado várias imagens legais que achei por aí em revistas, catálogos, embalagens; tudo para ser usado em algum momento no BuJo. E claro que também vou usar alguns materiais que eu já tinha aqui em casa (canetas, tesoura, cola, régua). A ideia é me virar com as coisas que eu já tenho, reaproveitar, e só mais para frente comprar mais materiais, se eu sentir a necessidade.

Coleção de adesivos desde 2002

Eu também descobri recentemente um canal no youtube chamado CHACHA NOTE asmr e fiquei viciada assistindo vários vídeos. É de uma moça coreana que customiza o journal dela de variadas formas (principalmente vintage) enquanto faz sons de ASMR com a papelada. Eu adorei porque ao mesmo tempo em que me inspira, também me acalma, haha.

Enfim, estou animada para testar mais essa coisa nova na minha vida, tentar descobrir se vou gostar, me adaptar, ou acabar concluindo que não é para mim, e está tudo bem.


10 comments

  1. Oi Renata,
    Nova por aqui ^^ Amei seu blog. Eu sou como vc, as vezes tenho dificuldade em criar arte e já guardei por muito tempo muitoooooooos adesivos. Depois que decidi usar planner (já tem alguns anos que uso) finalmente tenho usado os adesivos e comprado novos hehehe. Super te apoio, depois compartilha com a gente como está ficando ^^
    Bjos,
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Kelen! É esse o meu objetivo, ser como vc, parar de ter receio e usar logo os adesivos no planner e deixar ele lindo, melhor do que só ficarem guardados a vida toda, haha. E com certezaaa vou fazer vários posts mostrando como tá ficando.

      Beeeijos!

      Excluir
  2. ah, essa pilha de adesivos da época da escola, quem não tem uma? eu tenho uns tão antigos que nem têm mais cola, hahaha. guardo pela nostalgia. e é assim mesmo que a gente faz journal, sem obrigação com estética. os meus preferidos são os menos "artísticos" e com mais pensamentos, idéias, planos e sonhos. e é mais legal ver os adesivos que representam aquela época do que os que eu comprei especificamente pra deixar o caderno bonito. pode acreditar, daqui a 20 anos você vai agradecer MUITO ter tudo isso registrado, vai ser muito bom reler. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaahh adorei saber disso, Lolla! Como uma pessoa que ama registrar momentos (não é a toa que tenho esse blog, haha), já fiquei feliz de saber que no futuro vou agradecer por ter começado um planner hoje :')
      Agora fiquei mais empolgada ainda!

      Beijooos!

      Excluir
  3. Eu super entendo essa sua sensação de não ser boa nas artes e muitas vezes nem tentar, já senti muitoo isso... Então tento escrever, tirar fotos para usar "esse talento que não tenho" nas artes hahahah!
    Mas achei a ideia de você se desafiar e fazer um bullet journal sensacional! Espero que se surpreenda e goste muito da experiência! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou nesse processo de tentar aceitar que talvez as coisas que eu faça não fiquem tão boas assim, E TÁ TUDO BEM. Até pq é impossível nós sermos bons em TUDO. O importante é simplesmente começar a fazer, sair da zona de conforto, é nisso que tento focar.

      Beijão!

      Excluir
  4. Que legal Renata, adorei a ideia de começar o bullet journal sem essa história de ter que fazer tudo perfeito. Também sou um pouco assim, não quero começar a fazer nada que eu sei que vou ter uma certa dificuldade. Hahaha! Besteira, né? Se for assim a gente acaba nunca fazendo nada de novo, de diferente. Boa sorte! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um aprendizado e um processo, me desapegar da ideia de "perfeição", mas pouco a pouco a gente chega lá hahah

      Beijos!

      Excluir
  5. Ah que legal que começou o journal Re! Hoje em dia eu acho super válido fazer qualquer atividade que não envolva eletrônicos. Espero que goste de criar arte, por mais simples que seja.

    Agora vou lá conhecer esse canal que você indicou #valeuadica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem tinha pensado nisso, mas agora que vc falou, nossa vai ser uma atividade ótima que não envolva eletrônicos. Sem saber tava precisando muito mesmo disso. Mais um ponto positivo de ter começado o planner :D

      Beijooos!

      Excluir