Fazenda Quatro Cantos do Stardew Valley


Após ter terminado de customizar a minha primeira fazenda no Stardew Valley, eu me obriguei a fechar o jogo e jogar outras coisas para variar um pouco, haha. Fiz isso por um tempo, mas depois precisei voltar porque não consigo ficar longe de Stardew Valley por muito tempo, já se tornou um dos meus jogos favoritos da vida!

Resolvi que cada vez jogaria em uma fazenda diferente da Padrão para saber quais são as facilidades e dificuldades de cada uma delas. Então para a minha segunda fazenda, escolhi a Quatro Cantos porque estava curiosa para saber como seria ter um pouco de todas as habilidades (Cultivo, Mineração, Coleta e Pesca) numa fazenda só.

Para não ficar criando só a minha bonequinha e colocando o meu nome nela em todos os meus saves, de modo que ficaria uma coisa muito repetitiva, eu decidi que criaria personagens diferentes com nomes aleatórios. Portanto, para essa fazendo Quatro Cantos, eu criei a Sofia, com cabelos rosa escuro e tranças.

__________

Planejamento


De novo, eu usei o site Stardew Planner que é o melhor para planejar como você quer que sua fazenda fique, antes de sair mexendo nela de fato e ter que ficar refazendo coisas que você não gostou. Mas mesmo eu me planejando desse jeito, aconteceu de eu mudar de ideia e resolver mudar umas coisas de lugar, tanto no planejamento quanto no próprio jogo que eu já tinha alterado.

No meu planejamento inicial, uma das minhas plantações ficaria em frente à casa, e depois que fiz isso, eu mudei de ideia e resolvi transferir essa plantação para a área onde estão as árvores com torneirinhas. Claro que ficou muita coisa para alterar, mas nada trabalhoso, é sempre um prazer mexer na fazenda até me deixar satisfeita.

Planejamento inicial que NÃO gostei

Planejamento final que gostei

__________

Começando a mexer


Ao longo de todo o Ano 1 e Ano 2, a minha prioridade era completar o Centro Comunitário, então a minha preocupação era apenas ir atrás dos recursos que seriam necessários para isso.

Fazenda Quatro Cantos – Ano 1 Primavera e Ano 2 Primavera

Foi apenas no Inverno do Ano 2 (sem Centro Comunitário e sem plantações para me preocupar) que eu tive tempo para começar a planejar e mexer no layout da fazenda. Eu comecei a seguir o meu planejamento inicial e só depois que ficou pronto, na Primavera do Ano 3, que eu concluí que não gostei muito, hahaha.

Fazenda Quatro Cantos – Ano 2 Inverno e Ano 3 Verão

Pode acontecer, às vezes nem a gente mesmo sabe o que quer, hehe. Eu relutei em alterar porque seria muito trabalhoso, várias coisas para mudar de lugar, mas eu também não queria ficar insatisfeita com a minha própria fazenda, então pensei que seria melhor largar de preguiça e fazer logo o que eu queria.

Fiz então o segundo planejamento, mudando de lugar a área da plantação e as árvores com torneirinhas. Além de todos os outros detalhes (grandes e pequenos) que precisava cuidar, daí eu só fui concluir mesmo a minha fazenda no Ano 5. E ela ficou assim:


Todas as plantações no lugar, animais, construções, máquinas, baús, obeliscos, cabanas e principalmente o Relógio Dourado que é caríssimo de conseguir (mas não impossível).

__________

Outras construções


Dessa vez eu fiz apenas três cabanas. Uma pequena para os Cristalários (só coloco diamante), e duas grandes para as Jarras de Conserva (onde vai a plantação da fazenda e da estufa) e para o Barril (aonde vai apenas plantação de Carambola que cultivo na Ilha Samambaia).

A minha conclusão é que valeu a pena fazer uma cabana pequena para Cristalários. Ele consome muitos recursos valiosos e dá muito trabalho de fazer, mesmo se você já for rico no jogo, então o espaço pequeno da cabana já está de bom tamanho.

Cabana Pequena de Cristalários com Diamantes

Porém, não achei que valeu a pena fazer apenas uma cabana para a Jarra de Conserva e uma cabana para o Barril, mesmo elas tendo um espaço grande. No jogo mais avançado, eu tinha muito dinheiro e recurso, podia então ter investido mais nisso, feito duas cabanas grandes para cada uma delas, e ganhado ainda mais dinheiro, haha.

Cabana Grande com Jarra de Conserva

Cabana Grande com Barril

Na estufa fiz a mesma coisa da primeira vez: plantação de fruta antiga e uma árvore frutífera de cada, já que as frutas não são tão lucrativas assim, então não tem necessidade de ter mais do que isso.



Também customizei a minha casa. Eu sempre busco referências no Pinterest para a decoração, e dessa vez eu queria algo mais rústico e confortável, com muita madeira e planta. Também acabei casando com o Elliott e tivemos os dois filhos: Amélie e Nino.



E no porão eu coloquei 100 Barris de Madeira para envelhecer apenas Vinho de Carambola. Quem joga, sabe que demora, mas quando fica pronto, o lucro é altíssimo: meio milhão de ouros.


__________

A Fazenda da Ilha


Aqui eu planto única e exclusivamente Carambola, que é a fruta mais lucrativa do jogo. Dessa vez eu fiz um layout um pouco melhor, que aproveitasse ainda mais o espaço que eu tinha disponível, mas sem deixar de ficar fofo.


E para finalizar, decorei também a Cabana da Ilha, com cada ambiente sendo de uma cor, e onde coloquei os cinco peixes lendários. Aqui também peguei inspiração do Pinterest para decorar.


__________

Mais uma vez, terminei toda a customização me sentindo bem feliz com o resultado. Por mais que tenha dado um certo trabalho, valeu muito a pena para chegar nesse final. Sempre jogando com calma e na maior tranquilidade. Stardew Valley não combina com pressa. Comecei a jogar nessa fazenda em outubro de 2022 e terminei em maio de 2023.

Adorei jogar na Fazenda Quatro Cantos, realmente ajudou bastante ter um pouco de todos os recursos num lugar só. Agora a meta é jogar nas outras fazendas que ainda não conheço: Fazenda na Floresta, Fazenda Entre Riachos, Fazenda Remota e Fazenda na Praia.

Para quem não viu, veja como ficou a minha decoração na Fazenda Padrão.


0 comments