Em Chamas – Suzanne Collins

9.11.14 Renata Carvalho 1 Comments

Trilogia: Jogos Vorazes #2

Título original: Catching Fire
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Gênero: Ação, Aventura, Distopia, Ficção, Romance
Ano: 2011
Páginas: 416
Lido em: Setembro de 2012
Nota: 5 estrelas | Favorito 

Sinopse: Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

__________



Em Chamas é o segundo livro da trilogia, escrito por Suzanne Collins.

Ele vai falar das consequências que Katniss e Peeta terão que enfrentar após terem sobrevivido aos Jogos Vorazes. Pequenos levantes e protestos têm acontecido em alguns distritos, motivados pelo “desafio” de Katniss perante a Capital. Ela vira o símbolo da rebelião, o Tordo, e isso não vai deixar o Presidente Snow nada feliz. Sob a ameaça de perder sua família e Gale, Katniss é obrigada a tentar apaziguar os protestos e falar bem da Capital, mas sem muito sucesso.

Os jogos completam 75 anos, momento de realizar o Massacre Quaternário, uma edição especial dos jogos que ocorre a cada 25 anos com regras ainda mais duras. Os tributos de cada distrito são sorteados entre os campeões ainda vivos de edições passadas. Katniss e Peeta são mais uma vez incluídos nisso. Johanna Mason e Finnick Odair são alguns dos tributos obrigados a participarem. Embora sejam experientes e saibam o que fazer e como sobreviver, é notável a revolta e tristeza deles em retornar à arena quando deviam ser deixados em paz após vencer.

Na arena, Katniss está disposta a proteger Peeta a qualquer custo, nem que para isso ela tenha que dar a sua vida no lugar da dele. Mas mesmo que esteja tentando salvar suas vidas, não confiando em mais ninguém e matando quem quer mata-los, Katniss deve se lembrar de quem realmente é o verdadeiro inimigo.


É muito raro uma continuação ser tão boa quanto a primeira, mas Suzanne Collins conseguiu isso com maestria com Em Chamas. Toda a descrição das consequências dos atos da Katniss é muito vívida e realista, o que deixa a gente muito preocupado com o que vem acontecendo. É como se a gente estivesse dentro da história, é muito imersiva, a gente mergulha de tal maneira que é impossível parar de ler, PRECISAMOS saber o que vai acontecer a seguir. Dificilmente temos um respiro para relaxar. E o final é daquele tipo que termina no auge, nos deixando loucos pelo próximo livro.

Eu curto demais esse tipo de história que te prende, que chama a sua atenção com acontecimentos chocantes, reviravoltas inesperadas. Criei várias teorias sobre os personagens e a história durante a leitura, sobre o que aconteceria, só para no final descobrir que eu fui completamente enganada e isso foi maravilhoso, a surpresa inesperada. Adorei!



The Hunger Games
1. The Hunger Games (2008) — Jogos Vorazes
2. Catching Fire (2009) — Em Chamas
3. Mockingjay (2010) — A Esperança



Trilogia: Jogos Vorazes #2 Título original: Catching Fire Autor: Suzanne Collins Editora: Rocco Gênero: Ação, Aventura, Distopia, Ficç...

Um comentário:

  1. Oi, Re!
    Sou do grupo das pessoas que se entediou um pouco com o começo monótono mesmo. Talvez porque eu estivesse esperando a ação logo nas primeiras páginas. Mas não foi uma leitura ruim, não. E o que eu mais gostava na história era justamente essa relação entre Katniss e Peeta, que ficava em cima do muro, ainda não descoberta (por Katniss, porque acho que Peeta já tinha certeza dos seus sentimentos desde sempre, né?)
    Eu só não gostei mesmo do final do terceiro livro, mas isso eu comento na sua resenha dele heheh :)
    Beijo.

    ResponderExcluir