Como eu me organizo nos estudos?

15.5.19 Renata Carvalho 0 Comments



Cada um tem a sua própria forma de se organizar nos estudos, o que funciona para um, pode não funcionar para outro e isso é normal. Nesse post vou falar como é que EU me organizo, o que funcionam para MIM no momento. E lembrando que nunca é algo fixo. Ao longo do tempo eu posso descobrir novas maneiras de me organizar ou descobrir que outras nem são tão eficientes assim, mas o importante é testar e ver se algo vai te ajudar a se organizar com os estudos.

Lembrando que estou tendo aulas de segunda a sexta através do Descomplica, que é um cursinho online preparatório para prestar Enem e vestibulares. E também com o Ferreto, que foca especificamente em matemática para quem tem uma dificuldade maior nessa matéria.


Primeiro de tudo, no meu computador, eu criei uma pasta chamada “Estudos”, dentro dela eu criei outra pasta chamada “Enem Extensivo 2019”, e dentro ainda dessa pasta eu criei várias outras pastas, cada uma leva o nome de uma matéria (Biologia, História, Química etc.) para dentro de cada uma delas eu colocar os materiais de apoio das aulas conforme vou assistindo.

Ainda dentro da pasta “Enem Extensivo 2019” eu tenho um documento do Word que é onde eu anotei todas as matérias, os nomes de cada professor que dá essas matérias e também dizendo se gostei, se foi mais ou menos ou se não gostei. Dessa forma eu pude montar meu Cronograma apenas com as aulas dos professores que mais gostei, que curti a didática e que quero assistir as aulas sempre.



__________

E tenho também quatro Excel que uso para me organizar. O primeiro é o Cronograma de Estudos 2019. Esse foi eu mesma que criei com horário para tudo: acordar, assistir as aulas, fazer os exercícios, arrumar a casa, fazer o almoço, almoçar, lavar a louça, dormir etc. Tudo o que estiver incluso no meu dia-a-dia:


__________

Meu segundo Excel é o Controle de Erros e Acertos. Após assistir a aula e fazer os 10 exercícios disponíveis no material de apoio daquela aula, nesse arquivo eu abro a aba dessa matéria, escrevo o nome da aula, coloco a data, depois coloco quantas questões eram, quantas acertei e quantas eu errei. Daí o arquivo automaticamente contabiliza a porcentagem dos seus erros e acertos não apenas dessa aula, mas também da matéria como um todo ao longo do ano. Eu achei fenomenal para você saber quais matérias você está indo bem e quais não está tanto assim e que precisam de uma atenção maior sua:



Nesse arquivo você também pode colocar as redações que você fez, a data e a nota que você recebeu, daí automaticamente aparece um gráfico que mostra a sua evolução:


E como se não bastasse isso tudo, tem também uma aba onde você anota as provas e simulados que você fez para treinar, coloca a data que você fez, o número de questões, seus acertos e erros e só. Automaticamente ele vai calcular a porcentagem dos seus erros e acertos e mostrar também um gráfico da sua evolução. Demais!


__________

Meu terceiro Excel é o Redação Nota 1000. Nele eu anoto as redações que eu faço ao longo do ano e a data. Daí coloco a nota que eu recebi em cada uma das cinco competências, que ele sozinho vai calcular a Nota Total e também mostrar nas próximas abas os gráficos da minha evolução ou queda em cada uma dessas cinco competências. É bom para saber também o que precisa ser melhorado:



__________

E por fim meu quarto Excel é o Cronograma Semanal. A cada semana eu mesma crio uma coluna nova com a nova semana e todas as aulas daquela semana que eu preciso estudar, e isso inclui não só as aulas básicas do Descomplica, mas também as aulas  de matemática do Ferretto. E a cada aula assistida e exercícios feitos, eu coloco um "OK"; dessa forma eu consigo me organizar para saber quais aulas eu já assisti, quais exercícios da aula eu já fiz e quais que ainda não e preciso correr atrás disso.

Esse Cronograma Semanal eu peguei na verdade do Drive da Marcela Alvarenga e adaptei para mim. Você também pode pegar no Drive dela e adaptar para você se você quiser:


__________

E sem ser arquivo do computador: Eu faço todas as minhas anotações em folhas de fichário, consigo me organizar melhor assim. Tenho também um plástico dentro do fichário onde coloco todos os exercícios das aulas do Ferretto que eu imprimi e resolvi.

Tenho um caderninho pequeno e velho que eu não usava pra nada, agora eu faço nele todos os exercícios do material de apoio (ex: Literatura 22/02: 1.d, 2.b, 3.c, 4.b etc.), depois corrijo no gabarito e anoto no Controle de Erros e Acertos quantos eu acertei e errei.

Por fim, mas não menos importante, eu tenho o Planner 2019 que comprei da Marcela Alvarenga (@canaldamarcela) onde eu anoto meus compromissos, aulas atrasadas para assistir, exercícios pendentes para resolver, provas para treinar, redação para fazer, etc. O bom é que cada dia está dividido entre Manhã, Tarde e Noite, assim você anota em qual período você pretende fazer aquilo, sem se prender a um horário fixo. Está me ajudando bastante isso porque antes eu costumava anotar essas pendências num caderno qualquer que nem costumava consultar todos os dias, então acabava me perdendo e deixava de fazer alguma coisa.



E por enquanto é isso tudo o que está funcionando para mim. TODOS essas planilhas em Excel que eu citei estão disponíveis no meu Drive, para quem tiver interesse: CLIQUE AQUI. E o meu drive de estudos, CLIQUE AQUI.

Bons estudos!



Cada um tem a sua própria forma de se organizar nos estudos, o que funciona para um, pode não funcionar para outro e isso é normal. Nes...

0 comentários: