The Sims 3 - Personalização total do jogo ao seu alcance

2.8.21 Renata Carvalho 6 Comments



Gênero: Casual, Simulação | Desenvolvedor: Maxis | Distribuidor: Eletronic Arts | Lançamento: 2009 | Jogadores: 1 | Disponível em português: Sim | Classificação indicativa: 16 anos | Onde encontrar: Origin, Steam

__________

De todos os jogos dessa série, o The Sims 3 foi o que eu menos joguei, e consequentemente é o que eu menos conheço. Na época do seu lançamento em 2009, o jogo era muito caro pra mim, não tinha como eu comprar, então apesar de muitas vezes eu passar vontade vendo ele a venda nas lojas, eu tive que desencanar e deixar pra lá.

Passaram-se muitos anos. Em 2014 eu finalmente consegui jogar o The Sims 2 porque ele ficou de graça por tempo limitado na Origin como falei nesse post AQUI. Em 2015 eu consegui comprar o The Sims 4 numa promoção na Origin e também joguei muito ele. E finalmente, foi só em 2019 que eu vi o The Sims 3 numa promoção boa na Steam e comprei (ou seja, 10 anos depois do seu lançamento).



Infelizmente eu fui jogar o The Sims 3 DEPOIS de ter jogado o The Sims 4, só depois de ter conhecido coisa melhor, com gráficos melhores, e isso fez toda a diferença, foi impossível não comparar os dois jogos. O The Sims 3 me parecia ultrapassado, gráficos antigo, com pouca coisa pra fazer e explorar no mundo (eu só tinha o jogo base, ao contrário do The Sims 2 que peguei a coleção completa, com tudo incluso, e isso TAMBÉM fez diferença na experiência de jogar).

Enfim, o resultado é que eu não gostei tanto do The Sims 3, joguei pouco apenas para conhecer de modo geral, mas logo larguei. Mas a culpa não é do jogo em si, mas sim da situação toda que levou a isso: O fato de eu não ter conseguido jogar na época que ele estava em alta porque não era acessível, consequentemente dele não ter feito parte da minha vida para que eu adquirisse um carinho especial como aconteceu com os outros, e de eu depois ter conhecido coisa melhor e ele ter ficado ultrapassado pra mim.



O The Sims 3 possui 11 Pacotes de Expansão, lançados entre 2009 e 2013, sendo eles:

• Volta ao Mundo
• Ambições
• Caindo na Noite
• Gerações
• Pets
• Showtime
• Sobrenatural
• Estações
• Vida Universitária
• Ilha Paradisíaca
• No Futuro

Também possui 9 Coleções de Objetos, lançados entre 2010 e 2013, sendo eles:

• Vida em Alto Estilo
• Acelerando
• Vida ao Ar Livre
• Vida Urbana
• Suíte de Luxo
• Mundo Doce
• Diesel
• Anos 70, 80 e 90
• Cinema



O The Sims 3 inova ao trazer um mundo aberto por onde os Sims podem se movimentar entre os bairros sem nenhuma tela de carregamento. Também há uma nova ferramenta de design onde cada objeto pode ser customizado com qualquer cor, material ou padrão no Modo de Construção. Já no Criar um Sim, agora é possível criar uma personalidade única para o Sim.

Junto com o jogo, foi lançado a The Sims 3 Store, que é uma loja online onde os jogadores podem comprar e baixar conteúdo adicionais para o seu jogo. Ela oferece coisas exclusivas como roupas, objetos, locais, mundos, dentre outros.

Agora os mapas do jogo deixam para trás o conceito de Vizinhanças e passam a adotar o termo Mundos, que corresponde ao conjunto de lotes e famílias dentro do jogo, e que também podem ser personalizados com a escolha do terreno, estradas, vegetação, lotes, etc.

As histórias do The Sims 3 se passam 25 anos ANTES do The Sims 1, e 50 anos ANTES do The Sims 2. Sendo assim, a cronologia correta dos personagens é: The Sims 3 > The Sims 1 > The Sims 2.



Sunset Valley é o principal mundo que veio no jogo base do The Sims 3. Nele, você encontra tanto famílias novas e com histórias novas para jogar, quanto algumas das famílias mais marcantes e memoráveis da série que já apareceram antes:

• A Família Caixão é formada por Gusmão, sua esposa Cornélia e seu filho criança Vladmir. Eles representam o “dinheiro velho” por terem herdado sua fortuna de gerações anteriores. São góticos e sombrios. Fica a dúvida no jogo se o ar melancólico que os rodeia vai afetar Vladmir quando crescer.

• A Família Quero-Tudo-Que-É-Seu é formada por Nanci, seu marido Godofredo e seu filho criança Malcolm. Nanci é uma empresária influente e esnobe. Godofredo é um médico modesto. Malcolm só quer ser um garoto normal, mas sua mãe insiste em prepara-lo para assumir toda a responsabilidade da herança da família.

• A Família Rugabaixa é formada apenas por Agnes que é uma jovem adulta. Ela é irmã de Cornélia Caixão e tia de Vladmir Caixão. Ela está de luto pela morte de seu marido Erik Darling, que morreu de afogamento na lua-de-mel (um trauma que possivelmente levou ela a ter desgosto por romances e se tornar uma idosa rabugenta que age com violência ao presenciar interações românticas no The Sims 1).

• A Família Solteirus é formada por Simis, sua esposa Jocasta, seu filho adolescente Miguel, e sua filha criança Laura. São uma família bem forte e unida, e os filhos são sociáveis e comportados.

• A Família Langerak é formada pela filha criança Catarina, sua mãe Iliana que trabalha fora o dia inteiro, seu pai Dustin e seu irmão adolescente Parker (cuja bagunça de ambos Catarina é obrigada a limpar, o que sugere sua futura profissão em The Sims 2 como empregada doméstica), e pela sua tia Zelda Mae (que possui uma grande amizade com o cunhado Dustin, o que sugere que eles possam vir a ter um romance escondido, imitado por Catarina quando adulta no The Sims 2 ao se envolver num triângulo amoroso).



Com os Pacotes de Expansão, mais mundos podem ser incluídos no jogo, como Twinbrook (Ambições), Bridgeport (Caindo na Noite), Appaloosa Plains (Pets), Starlight Shores (Showtime), Moonlight Falls (Sobrenatural), e Isla Paradiso (Ilha Paradisíaca).

Há também algumas sub-vizinhanças como Al Simhara, Champs Les Sims, e Shang Simla (Volta ao Mundo), Universidade Sims (Vida Universitária), e Oasis Landing (No Futuro).



E por fim, há também muitos outros mundos que estão disponíveis para download no The Sims 3 Store. Vários deles resgatam personagem que já apareceram na série antes, como:

Riverview: Don Lotário, Durango Malpaga (ainda criança que mora com os pais), João Novato (adolescente, futuro marido de Bete e futuro sogro de Durango), e Bete Simovitch (adolescente, futura esposa de João e futura sogra de Durango).

Barnacle Bay: Dina e Nina Caliente.

Hidden Springs

Lagos Lunares

Lucky Palms: Dario nas Nuvens (jovem adulto, futuro marido de Darlene), Darlene Coelho (jovem adulta, futura esposa de Dario).

Maré Radiante: Daniel e Maria José dos Encantos (recém-casados e estão em lua-de-mel).

Monte Vista

Aurora Skies: Loki Bicudo (criança, mora com os pais e a irmã aqui antes de se mudaram pra Estranhópolis no The Sims 2).

Vale do Dragão: João Subúrbio e Jennifer dos Encantos (estão noivos e viajando antes de se casarem).

Midnight Hollow: Olívia Espectro e seu filho bebê Nervoso Cobaia.

Roaring Heights



O jogo inteiro é muito incrível e gigantesco. O mundo aberto é um diferencial, a possibilidade de ter carros e eles serem úteis no jogo, o fato do jogo ser bem interativo e dinâmico com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo (casa pegar fogo, alguém te assaltar, bebê chorando, cachorro sumir, haha), inúmeras possibilidades de modificação, grande conteúdo desde o jogo base faz com que a gente tenha muito o que explorar.

É por isso que um dia eu ainda quero (e vou) dar mais uma chance para o The Sims 3. Sinto que ainda tem muita coisa pra descobrir e que vou curtir cada segundo dele. E eu, como grande fã da série The Sims desde o lançamento do primeiro jogo, devo isso a ele, ele merece.

♦ Me adicione na Steam


Gênero: Casual, Simulação | Desenvolvedor: Maxis | Distribuidor: Eletronic Arts | Lançamento: 2009 | Jogadores: 1 | Disponível em portu...

6 comentários:

  1. Oi Renata, tudo bem?
    Menina eu amo the sims. Joguei desde o primeiro, mas o mais curioso é que o que mais joguei foi justamente o 3. Na época eu apelei por baixar o jogo mesmo. Hoje com o 4 eu compro todos os pacotes que me agradam, em épocas de promoção pois os valores estão insanos, mas na época do 3 tinha tanto site de criador e conteúdo que foi uma verdadeira festa. Amava a liberdade de sair pelo mundo, e fazendo coisas diferentes, mesmo se3ntindo muita falta de algumas coisas do 2.
    E uma das coisas que mais gostei é que o jogo tem uma história e personagens, que a gente vai conhecendo aos poucos no decorrer da gameplay. Não é apenas um mundo com npcs. Podemos de fato criar uma história lá dentro.
    Sua postagem de deu saudades do the sims 3, ams hoje mal tenho tempo de jogar o 2 heheh.
    bjus
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina eu vacilei demais em não ter ido atrás de baixar o jogo na época, ao invés de ficar passando vontade. Eu podia ter jogado taaaaanto e hoje ele ser um dos meus favoritos! Que raiva de mim mesma, hahahaha.
      Mas paciência né, vida que segue, hehe. Hoje felizmente posso jogar qualquer um que eu quiser. Já faço isso com o 4, assim como vc tbm compro os pacotes quando estão em promoção, e um dia vou sim desbravar o 3 tão completamente que não vai sobrar mais nada pra explorar, kkkk.
      E siiim, tbm amo as histórias de todos os Sims, eu costumo ler as histórias deles e dar continuidade a elas, não importa se são coisas boas ou ruins, kkk. E quanto mais famílias com histórias, melhor.

      Beijããão!

      Excluir
  2. Nossa eu nem sabia que tinha ordem cronológica. Quer dizer, achei que fosse seguindo os lançamentos dos jogos...

    Voltei a jogar The Sims (o 4) no ano passado. Mas eu jogo um monte e depois eu paro e fico um tempão sem jogar. Agora fiquei com vontade de voltar a jogar haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tem todo um desenvolvimento pra fazer uma ordem cronológica com todos os personagens e suas famílias que são bem grandes, várias e várias gerações, e isso é uma das coisas que adoro no The Sims, haha.

      E é bem isso mesmo, a gente joga, para pq enjoou, depois volta e joga mais um pouco, depois para... e assim segue!

      Beeeijos!

      Excluir
  3. Como eu sinto saudades desse jogo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso, né? Acho que vou jogar toda a série The Sims pra sempre até ficar velhinha, de tanto que sou fãzoca!

      Beijooos!

      Excluir