A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes – Suzanne Collins | Crítica


Sobre o Livro:


A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é um spin-off da trilogia Jogos Vorazes, escrito pela autora Suzanne Collins. Foi publicado em 2020 pela Editora Rocco.

O livro vai contar a história de Coriolanus Snow quando ainda era um jovem estudante de 18 anos e se passa 64 anos antes da história de Katniss, quando os Jogos Vorazes ainda estavam na sua 10ª edição. Era um período de reconstrução pós-guerra que ocorreu 10 anos antes, conhecido como Dias Sombrios.

A trama começa na manhã do dia da colheita que iniciará a 10ª edição dos Jogos Vorazes. Na Capital, o jovem Coriolanus Snow se prepara para sua oportunidade de glória como mentor dos jogos. A grandiosa casa Snow, tão rica e importante no passado, hoje passa por tempos difíceis e o destino dela depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encarar, enganar e manipular seus colegas estudantes para conseguir mentorear o tributo vencedor.

A sorte não está a favor dele. A ele foi dada a tarefa humilhante de mentorear a garota tributo do Distrito 12, o pior dos piores. O destino dos dois agora estão interligados – toda escolha que Coriolanus fizer pode significar sucesso ou fracasso, triunfo ou ruína. Na arena, a batalha será mortal. Fora da arena, Coriolanus começa a simpatizar com a já condenada garota tributo, Lucy Gray Baird… e deverá pesar a necessidade de seguir as regras e o desejo de sobreviver a qualquer custo.



Minha Opinião:


Achei muito interessante conhecer como era a Panem da juventude do Presidente Snow, época em que os Jogos Vorazes ainda não era o centro das atenções da população. Muita gente não se interessava em assistir, os tributos não recebiam nenhum tratamento especial quando chegavam à Capital e muito menos alguma preparação para entrar na arena, pelo contrário, eram literalmente jogados em um zoológico e tratados como animais.

Nós acompanhamos a história do jovem Snow e como ele veio a se tornar o maior tirano que conhecemos na trilogia Jogos Vorazes. Alguns dos acontecimentos levam a construir a sua personalidade vil, mas ao mesmo tempo, também é possível entender e sentir uma certa compreensão a respeito dele. Não que suas atitudes fossem justificáveis, mas conhecendo sua trajetória, conseguimos encontrar explicações que o levaram a ser como é mais tarde na época de Katniss.

São vários os coadjuvantes que enchem a trama e são tão interessantes quanto o protagonista. Sejanus Plinth é um colega de Snow cuja família ganhou dinheiro e subiu de status na Capital, mas ele nunca se esqueceu da sua origem no Distrito 2. Ele vê injustiça e se indigna, ele vê falso coitadismo e aponta dedos, ele é um rebelde que não vê a hora de pegar fogo. Já a Dra. Gaul, por outro lado, é o espírito da perversidade. Como uma das Idealizadoras, ela trabalha para acrescentar crueldade aos jogos. Ela trabalha com questionamentos na mente de Snow sobre os jogos, a sociedade e o cerne das pessoas, onde só vê maldade.

“O que aconteceu na arena? Aquilo é a humanidade despida. Os tributos. E você também: Como a civilização desaparece rapidamente. Todas as suas boas maneiras, a educação, a formação da família, tudo de que você se orgulha, arrancado num piscar de olhos, revelando o que você realmente é.”

E como não citar a personagem da Lucy Gray Baird? Ela é muito interessante e complexa, cheia de vida, energia e medo, mas muita força. É com ela que Snow tem seus momentos mais frágeis e humanos, aquilo que poderia ter sido se ele não estivesse tão sedento pelo poder. A humanidade dele sempre em conflito com seu egocentrismo, como quando sua maior preocupação é se Lucy Gray estaria pensando nele dentro da arena, durante os Jogos Vorazes.

Eu recomendo demais esse livro para os fãs da trilogia Jogos Vorazes. É sempre ótimo revisitar e conhecer ainda mais detalhes desse universo distópico e de um dos maiores vilões da literatura contemporânea. Você vai se deliciar com a escrita tão enfática e cheia de sutilezas da autora Suzanne Collins.




A CANTIGA DOS PÁSSAROS E DAS SERPENTES

Autor: Suzanne Collins
Tradução: Regiane Winarski
Editora: Rocco
Ano: 2020
Gênero: Distopia, Ficção, Romance

Sinopse: É a manhã do dia da colheita que iniciará a décima edição dos Jogos Vorazes. Na Capital, o jovem de dezoito anos Coriolanus Snow se prepara para sua oportunidade de glória como um mentor dos Jogos. A outrora importante casa Snow passa por tempos difíceis e o destino dela depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas estudantes para conseguir mentorear o tributo vencedor. A sorte não está a favor dele. A ele foi dada a tarefa humilhante de mentorear a garota tributo do Distrito 12, o pior dos piores. Os destinos dos dois estão agora interligados – toda escolha que Coriolanus fizer pode significar sucesso ou fracasso, triunfo ou ruína. Na arena, a batalha será mortal. Fora da arena, Coriolanus começa a se apegar a já condenada garota tributo... e deverá pesar a necessidade de seguir as regras e o desejo de sobreviver custe o que custar.


0 comments