Filmes para entrar no clima de Natal


Desde pequena eu me encanto pela época do Natal porque sempre houve na minha casa o costume de montar a árvore de natal com meus pais e irmãs, enfeitar a casa, se reunir com toda a família para comemorar, comer a ceia e brincar bastante, tenho lembranças muito boas disso tudo. E claro que assistir filmes natalinos também fazem parte dessa tradição, principalmente os que foram lançados nos anos 90 e 2000, que foi toda a minha infância e adolescência.

Por conta disso, resolvi fazer esse post bem nostálgico com oito dos meus filmes clássicos natalinos favoritos e que já fazem parte da tradição de assistir todos os anos para entrar no clima das festas de fim de ano.


1. Esqueceram de Mim (1990)

Kevin McCallister tem apenas 8 anos e foi acidentalmente esquecido em casa enquanto sua família viaja para as férias de Natal. Ao invés de ficar com medo, ele fica feliz por se ver como o “homem da casa”. Quando dois bandidos atrapalhados tentam roubar a residência, Kevin decide defendê-la, montando diversas armadilhas para impedi-los de entrar.

Minha Opinião: O clássico dos clássicos! É um filme muito engraçado e divertido principalmente por causa da atuação única do Macaulay Culkin que está muito à vontade no papel e tem muito carisma. Você também ri muito com as atrapalhadas dos “bandidos molhados”. Um típico filme de Natal que não pode faltar na maratona.



2. Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York (1992)

Ao invés de voar para a Flórida com sua família, Kevin acaba sozinho em Nova York onde arruma um quarto em um hotel com o cartão de crédito de seu pai que ficou com ele. Mas quando ele reencontra seus inimigos, os Bandidos Molhados, e descobre o plano de roubar uma loja de brinquedos na véspera de Natal, Kevin resolve entrar em ação com suas armadilhas para impedi-los.

Minha Opinião: A continuação é tão boa quanto o primeiro filme e vale muito a pena maratonar também nessa época do ano. As artimanhas de Kevin para frustrar os planos dos bandidos são muito inteligentes, você sai impressionado, além de maravilhado com toda a cidade de Nova York decorada para o Natal.



3. O Estranho Mundo de Jack (1993)

Jack Skellington é o Rei da Abóbora na Cidade do Halloween, mas depois de tanto tempo fazendo as mesmas coisas assustadoras, ele fica entediado até se encantar com algo novo, quando vai parar acidentalmente na Cidade do Natal e acaba entrando no clima natalino, querendo levar esse espírito para os habitantes da sua terra, que não o entendem muito bem.

Minha Opinião: Há quem fique em dúvida se esse filme é de Halloween ou de Natal, mas na minha opinião, ele funciona muito bem para as duas datas comemorativas por trazer elementos e músicas tanto assustadoras quanto natalinas. A música “O que é isso?” quando o Jack chega na Cidade do Natal já virou um grande clássico e é muito engraçado ele descobrindo o Natal.



4. Milagre na Rua 34 (1994)

Em plena época de Natal, Susan, uma garotinha muito inteligente e esperta, afirma que Papai Noel não existe. Um dia, um senhor muito bondoso é contratado para trabalhar como Papai Noel na loja de brinquedos em que sua mãe trabalha. Porém o que ninguém podia esperar é que o velhinho afirma ser o verdadeiro Papai Noel que está ali justamente para provar para a garotinha e para muitas pessoas que ele é real.

Minha Opinião: Esse é aquele tipo de filme que abraça o espírito natalino de um jeito clássico e acolhedor. Ele mistura inocência, encanto e uma mensagem simples, mas poderosa: às vezes, acreditar em algo maior é o que realmente transforma as pessoas. Mesmo sendo um remake de um filme de 1947, ele tem seu charme próprio e entregar aquilo que promete: conforto, ternura e fé no impossível.



5. Um Herói de Brinquedo (1996)

Um homem de negócios chega atrasado na aula de karatê do filho, onde ele recebeu a faixa azul e, para tentar compensar, ele promete que vai lhe dar qualquer presente que ele desejar. O menino então pede o “Turbo Man”, brinquedo sensação do momento. O problema é que já é véspera de Natal e o boneco está esgotado em todas as lojas, mas decidido a cumprir sua promessa a qualquer custo, o homem vai se meter em uma série de confusões para encontrar e comprar esse brinquedo.

Minha Opinião: Uma comédia envolvendo Arnold Schwarzenegger é sempre hilária, principalmente por causa das “caras e bocas” exageradas que ele faz. Rola muita confusão nesse filme que é perfeito para assistir com toda a família, retratando de forma engraçada a bagunça que é arrumar presentes de última hora nessa época do ano.



6. O Grinch (2000)

O Grinch odeia o Natal e se irrita com os habitantes de Quêmlandia que amam e estão no espírito natalino. Ele então resolve bolar um plano para estragar o natal de todo mundo, roubando todos os presentes, mas vai aprender com Cindy Lou, uma jovem Quem, que não é a falta das coisas materiais que vai impedir o natal no coração de todos.

Minha Opinião: O roteiro é muito engraçado, os personagens da vila são muito “bobos-alegres”, então nem dá para tirar muito a razão do Grinch de se irritar com eles. Atuação bem típica de Jim Carrey, então se você gosta dele, o filme é um prato cheio. E claro, também tem diversas lições valiosas sobre o Natal e que tornam o filme perfeito para assistir com crianças.



7. Um Duende em Nova York (2003)

Quando o jovem Buddy cai acidentalmente no saco de presentes do Papai Noel na véspera de Natal, ele é transportado para o Polo Norte e passa a ser criado como um elfo fabricante de brinquedos pelos ajudantes do Papai Noel. Mas à medida que cresce e se torna adulto, ele não consegue se livrar da sensação incômoda de que não pertence a esse lugar. Buddy promete viajar para Nova York para encontrar seu verdadeiro pai.

Minha Opinião: É um besteirol superdivertido, com cenas hilárias, que resgata a velha e conhecida fórmula de filmes voltados para a época do Natal. Quem conhece e gosta do trabalho de Will Ferrell, vai reconhecer essa marca registrada dele e rir bastante das trapalhadas que ele se mete.



8. O Expresso Polar (2004)

Quando a família de um menino insiste que o Papai Noel não existe, fica difícil para ele manter sua crença, mas à noite ele é surpreendido por um expresso com destino ao Pólo Norte que passa perto da sua casa. O menino aceita embarcar nesse trem e aprende sobre amizade, bravura e o espírito de Natal.

Minha Opinião: Talvez a animação tenha ficado visualmente datada, mas para a época, foi uma revolução surpreendente na captura de movimentos para a história do cinema. Tecnicalidades à parte, o filme aborda aquele momento decisivo que todos nós passamos, de nos perguntarmos se o Papai Noel é real ou um mito.



9. O Amor Não Tira Férias (2006)

Após se decepcionarem com seus respectivos parceiros e querendo se afastar deles durante as festas natalinas, Iris Simkins e Amanda Woods entram num site especializado em intercâmbio de casas e combinam de trocar seus lares. Iris vai parar na rica casa de Amanda em Los Angeles e, Amanda, chega na cabana aconchegante de Iris em Londres. O que elas não imaginavam é que essa troca traria tantos benefícios para a vida amorosa de ambas.

Minha Opinião: Se é comédia romântica com espírito natalino de fundo que você quer, então esse filme é perfeito para isso. É leve, divertido, emocionante, te transporta até o ambiente dos personagens e te faz se sentir dentro daquele contexto, principalmente nessa época de Natal, enfim um filme conforto que te deixa feliz.



10. Os Fantasmas de Scrooge (2009)

Às vésperas do Natal, o amargo Ebenezer Scrooge se comporta de maneira mesquinha até mesmo com o seu sobrinho. Devido ao seu temperamento, os fantasmas do Presente, do Passado e do Futuro aparecem e levam Scrooge para uma viagem que o fará pensar em uma mudança em sua vida.

Minha Opinião: É um adaptação impressionante do conto do Charles Dickens, trazendo um clima sombrio e sobrenatural. Não chega a ser exatamente “quente e fofinho” como outros especiais de Natal, mas é intenso e funciona para quem gosta de Natal com um toque teatral e dramático. É uma releitura fiel, visualmente ousada e cheia de personalidade.



Quais dos filmes dessa lista é o seu favorito? Tem outro filme natalino para indicar? Conta nos comentários!


0 comments