Resumo de 2025 e meta para 2026


No início de 2025 eu saí de Guarulhos/SP e fui morar em Cuiabá/MT com o meu namorado como já falei aqui no blog várias vezes. Inclusive, agora no dia 23/01/2026, eu completo 1 ano morando aqui. Nós alugamos um apartamento e começamos a compartilhar a vida juntos, passando por muitos momentos bons e outros desafiadores.

Primeiro semestre difícil


Não vou mascarar e fingir que foi tudo fácil e perfeito. O início principalmente foi o mais desafiador porque é sempre muito caro fazer uma mudança de casa, são inúmeras taxas para pagar (sair de um condomínio e entrar em outro), além do aluguel dois meses adiantado e do caminhão de mudança.

O apartamento estava cheio de baratas (precisamos pagar um dedetizador), recebemos ele imundo (pagamos uma faxineira), a pia da cozinha estava entupida (pagamos um desentupidor), nossa máquina de lavar roupa resolveu quebrar (tivemos que comprar uma nova e parcelar), a resistência do chuveiro queimou, caiu água em cima do meu celular (tentando arrumar a pia entupida) e ele não queria mais carregar. Enfim, um caos completo. Tivemos que pegar alguns empréstimos no banco para pagar isso tudo porque só podíamos contar com nós mesmos.

Então o primeiro semestre de 2025 foi mais para sobreviver mesmo. Só fazíamos passeios gratuitos (passear no parque perto de casa, visitar amigos) ou ficávamos em casa mesmo.

Segundo semestre melhor


Já o segundo semestre de 2025 finalmente deu uma melhorada na questão financeira depois que meu namorado passou em uns processos seletivos e isso foi uma salvação. Primeiro de tudo nós começamos a pagar todas as nossas dívidas e todos os empréstimos que pegamos até se livrar de pelo menos uns 90% de tudo, o que deu uma grande aliviada. Conseguimos até mesmo quitar a moto dele.

Depois, estipulamos que até o final do ano seria para terminar de mobiliar a casa. Quando eu digo “mobiliar”, significa comprar apenas as coisas que precisávamos para conseguirmos viver com um mínimo de conforto na nossa própria casa.

Sendo assim, compramos uma televisão nova para a sala (a antiga quebrou quando ouviu falar nesses planos, haha), fizemos a castração da Alaska que já estava no cio, compramos uma torneira com filtro embutido para ter água filtrada a vontade e parar de depender de galões de água, compramos uma estante organizadora, dois ar condicionado para não sofrer mais no calor de Cuiabá, um monitor grande para mim (eu usava um minúsculo que me incomodava muito), quatro cadeiras novas para a mesa da cozinha (não tínhamos), uma airfryer nova e potente (já que não temos forno e eu uso muito).

Conseguimos quitar a maioria das dívidas e comprar tudo o que era necessário para vivermos com um mínimo de conforto e dignidade, tudo isso até dezembro de 2025, como planejamos, porque no ano seguinte teríamos outros planos.

Planos que mudam


Nós tínhamos um plano inicial para o ano de 2026, mas esse plano acabou mudando várias vezes antes mesmo do ano novo começar, conforme as coisas aconteciam.

Primeiro, nossa meta era juntar dinheiro para comprar um carro. Estamos sentindo muito a falta de um no nosso dia a dia, para ir ao mercado, sair quando estiver chovendo ou para viajar para cidades próximas. Claro que continuaríamos com a moto também que é prática para ir aos lugares próximos de forma rápida.

Depois esse plano mudou, meu namorado disse que precisaria fazer uma reforma na casa de uns parentes dele e só dependia dele, então a compra do carro teria que ser adiada não sei para quando. Esse momento foi sim um pouco triste pra mim que sonho com um carro para a gente. Mas mais tarde essa reforma acabou sendo cancelada e voltou o plano de juntar dinheiro para comprar o carro em algum momento de 2026.

Por fim, esse plano de comprar o carro seria adiado novamente, mas dessa vez é por um bem maior e que eu achava que seria impossível por agora: surgiu a oportunidade de comprarmos a nossa casa própria e sairmos do aluguel!

Meta para 2026


Um conhecido do meu namorado está vendendo o apartamento dele e nós demonstramos interesse em comprar. Já fomos dar uma olhada e eu fiquei extremamente animada e empolgada com essa oportunidade.

Fica em Cuiabá mesmo, então continuaríamos perto do trabalho do meu namorado. O condomínio é bem cuidado, tem portaria 24h, tem área da churrasqueira e uma piscina média, além de termos direito a três vagas de garagem. Tudo isso é lucro comparado ao nosso condomínio atual que não tem nada dessas coisas.

O apartamento fica no primeiro andar, o que é ótimo para não ter que subir vários lances de escada, e melhor ainda: não fica no térreo, de modo que eu posso abrir todas as janelas e deixar a luz entrar, sem o incômodo de pessoas passando em frente e olhando para dentro do apartamento.

Já o apartamento em si tem três quartos, sendo um deles suíte (então tem dois banheiros no total), tem uma sala enorme (sala de estar e jantar integrado), uma varanda pequena, cozinha e área de serviço de tamanhos bons. Todos os cômodos já vêm com armários planejados. Esse conhecido já trocou todas as portas da casa que estavam velhas por novas e já arrumou todas as paredes (passou massa corrida e pintou de branco).

Sério, nós gostamos bastante porque é exatamente o que precisamos em termos de espaço. Precisávamos de três quartos porque além de um deles ser o nosso (o da suíte), o segundo seria o escritório (temos nossos dois computadores de mesa e quatro monitores) e o terceiro seria o quarto da filha dele e também quarto de visitas. A sala é grande para recebermos visitas. A varanda é um sonho antigo meu para pendurar uma rede e ficar lendo um livro, haha.

Morar nesse apartamento seria a realização de um sonho, é por isso que para 2026 a nossa nova meta (agora definitiva, espero) é juntar o máximo de dinheiro que conseguimos para comprarmos esse apartamento quem sabe no final de 2026 e nos mudarmos no início de 2027.

Então será um ano que vamos economizar, ou seja, não vamos viajar para São Paulo para visitar minha família, não vamos comprar nosso carro, não vamos ficar fazendo passeios caros ou comprando coisas. Mas é tudo por um bem maior e eu estou mais do que disposta a passar por isso.


0 comments