Jogos Vorazes – Suzanne Collins

13.9.14 Renata Carvalho 14 Comments

Trilogia: Jogos Vorazes #1

Título original: The Hunger Games
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Gênero: Ação, Aventura, Distopia, Ficção, Romance
Ano: 2010
Páginas: 397
Lido em: Agosto de 2012
Nota: 5 estrelas | Favorito 

Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

__________



Jogos Vorazes é o primeiro livro de uma trilogia, escrito por Suzanne Collins.

Ele vai contar a história de Katniss Everdeen, uma garota de 17 anos que mora numa nação chamada Panen (antigo EUA). A nação foi dividida em 12 distritos, todos controlados rigorosamente pela Capital. Todos os anos, os distritos devem fornecer um menino e uma menina cada para participarem dos Jogos Vorazes, um reality show onde todos os 24 tributos (como são chamados os escolhidos) serão obrigados a entrar numa perigosa arena e lutarem entre si até a morte, para que no fim reste apenas um sobrevivente.

Katniss mora no precário Distrito 12 com sua mãe e sua irmã mais nova, Prim. Ela é a principal responsável pelo sustento de sua família após a morte de seu pai. No dia do sorteio, Prim é a escolhida entre as meninas para participar da 74ª edição dos Jogos Vorazes, mas sabendo que ela não sobreviveria, Katniss se oferece para ir em seu lugar. Já entre os meninos, Peeta Mellark, o filho do padeiro, é o sorteado.

A partir daí, Katniss e Peeta são levados para a Capital para participarem de entrevistas a fim de ganharem patrocinadores, além de treinamentos e preparação para entrar na arena. Eles contam com a orientação do mentor Haymitch Abernathy, do estilista Cinna, e da acompanhante Effie Trinket.

Uma vez na arena, Katniss vai precisar de todos os seus conhecimentos para não morrer, não apenas fugir de alianças poderosas que se formaram e que querem matá-la (Peeta inclusive), mas também para sobreviver na natureza, no qual a fome, sede e frio podem ser adversários tão mortais quanto os outros.


Foi só quando o filme Jogos Vorazes (2012) estreou nos cinemas e minha prima me chamou pra assistir que eu fiquei sabendo da existência dele. Fiquei tão impactada com a história que quando cheguei em casa fui correndo pesquisar sobre e descobri que foi baseado numa trilogia de livros. A partir de então, todas as vezes que eu ia à Livraria Cultura, eu pegava esse livro e me acabava de ler pouco a pouco, mas foi só quando eu achei a trilogia em promoção na Internet que comprei e devorei os três livros em tempo recorde.

A história é muito rica e envolvente, cheia de acontecimentos marcantes e personagens aprofundados. Aquele tipo de distopia que a gente percebe não estar tão distante assim da nossa realidade em alguns aspectos, o que é bem preocupante, fazendo uma crítica ao sensacionalismo, ao desperdício e à violência. Leitura imperdível!



The Hunger Games
1. The Hunger Games (2008) — Jogos Vorazes
2. Catching Fire (2009) — Em Chamas
3. Mockingjay (2010) — A Esperança




Trilogia: Jogos Vorazes #1 Título original: The Hunger Games Autor: Suzanne Collins Editora: Rocco Gênero: Ação, Aventura, Distopia, Fi...

14 comentários:

  1. Todo mundo fala desse livro, mas eu nunca tive curiosidade de ler !

    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    INSTAGRAM: @luannaandrade_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De repente, se você assistisse ao filme só pra conhecer a história, quem sabe você não se interessaria em ler o livro?
      É uma distopia bem legal, e a protagonista é uma personagem forte, gostei muito dela ^^

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá! Li esse livro há uns três anos e lembro de ter amado, é um dos meus preferidos. A adaptação é muito boa, até comprei o DVD, o que nunca faço.

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li esse livro vááárias vezes, nunca me canso. E sim, o filme também é muito bem adaptado, já o DVD eu não tenho, queria muito. Acho que vou esperar todos os filmes dessa trilogia lançarem pra comprar o box que vão vender com certeza :)

      Beijos!

      Excluir
  3. Oii,

    Acho que eu sou umas das poucas que não li ainda, tenho muita vontade de ler, mas ainda não tive a oportunidade. Sempre vejo elogios sobre ;)
    Gostei bastante da resenha!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaahh assim que vc tiver a oportunidade, leia que é muito bom. Você também pode assistir ao filme (que é muito bom) pra conhecer a história, mas o livro é imbatível, claro! ;D
      E obrigadaa ^^

      Beijos!

      Excluir
  4. Amo esse livro, é um de meus favoritos, puro amor pelo trabalho dessa autora TÃO talentosa <3.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma revelação e tanto, a história é maravilhosa, não é a toa que fez (e ainda faz) tanto sucesso. ^^

      Beijos!

      Excluir
  5. Renata, eu li Jogos Vorazes em junho, mas eu tinha a trilogia desde, sei lá, muitos meses antes disso. Não sei como consegui deixar a trilogia esperando na fila de leitura, porque a história é muuuito boa. Em um dos livros (acho que o último) eu me senti meio dispersa, então a leitura não foi tão boa, mas no geral a série é ótima. Eu gostei do fato de não ter tanto romance, de ser algo secundário. Acho que tiraria o brilho de diferenciação da história. Inclusive, até o leitor fica confuso com o Peeta em alguns momentos, né? Achando que ele era do grupo rival. Heheh, a escrita da autora é incrível.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, a autora pensou em tudo na hora de escrever esse livro. Deixa a gente confuso em várias situações com relação a quem é amigo e quem é inimigo. É divertido tentar adivinhar essas coisas, hehe.
      Depois que eu assisti o filme e adorei, fiz questão de na mesma hora ler o livro, acabei devorando ele xD

      Beijos!

      Excluir
  6. Eu nunca li o livro, todo mundo fala tão bem sobre ele!! eu vi o filme e é liiindooooooooooo imagino como n deve ser o livro!!!!!
    to doida pra ver os próximos!!!

    http://www.virtualparadisee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso o filme né? Leia a livro sim, tenho certeza que você vai adorar. É aquela coisa, muito mais detalhes :)

      Beijos!

      Excluir
  7. Oi, Renata! Tudo bem?
    Meu, ler a sua resenha me fez lembrar que até hoje não tomei vergonha na cara para conhecer essa trilogia. Todos falam tão bem e só agora, após ler as suas impressões, fui entender um pouco mais do que se trata.

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é a toa que as pessoas falam demais dessa trilogia, ela é muito boa mesma. Normalmente eu sou tão curiosa que vou imediatamente ler o livro que as pessoas começaram a comentar tanto. Li mais ou menos depois de ter assistido o primeiro filme no cinema :)

      Beijos!

      Excluir