Jogos Vorazes (2012)


Sobre o Filme


Jogos Vorazes é um filme de ação e ficção científica que foi dirigido por Gary Ross e distribuído pela Lionsgate em 2012. É o primeiro filme da série de mesmo nome. Foi baseado no livro Jogos Vorazes da autora Suzanne Collins.

A trama se passa em um período pós-apocalíptico, numa nação chamada Panem, onde todos os anos um menino e uma menina de 12 a 18 anos são sorteados dos 12 distritos para participar dos Jogos Vorazes, um evento televisionado na qual os “tributos” precisam lutar até a morte até que sobre apenas um, que é coroado o vencedor.

Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) voluntaria-se para tomar o lugar da irmã mais nova, Prim (Willow Shields), que havia sido sorteada. Junto de seu parceiro masculino que foi sorteado, Peeta Mellark (Josh Hutcherson), Katniss parte para a Capital a fim de treinar para o evento e participar de entrevistas com o apresentador Caesar Flickerman (Stanley Tucci), sempre contando com a ajuda e orientação de Haymitch Abernathy (Woody Harrelson), que já venceu os jogos uma vez.

Uma vez na arena, Katniss usa sua experiência e habilidade com o arco e flecha para sobreviver aos outros tributos e ao ambiente hostil da floresta que é constantemente alterado pelo Idealizador-Chefe dos jogos, Seneca Crane (Wes Bentley), a fim de tornar o programa mais interessante para o público. Desse modo, não será nada fácil a jornada para a vitória, mas Katniss é uma sobrevivente e está disposta a fazer o que for preciso para sair dali com vida.



Minha Opinião


Eu nunca tinha ouvido falar de Jogos Vorazes até uma prima minha me falar desse filme que tinha acabado de estrear nos cinemas em 2012. Nós fomos assistir e eu saí de lá completamente maravilhada pela história tão boa, o que me levou a comprar e devorar em uma semana todos os três livros em que a história se baseou. Virei então uma completa fã da Suzanne Collins.

O filme é ótimo e bastante parecido com o livro Jogos Vorazes, embora obviamente não 100% fiel, como nenhuma adaptação é, mas as pequenas mudanças são tão irrelevantes para a história que passaram batido tranquilamente na trama do filme. O que importa é a essência, e ela estava lá, graças à Suzanne Collins que também ajudou no roteiro.

Inclusive, eu adorei que colocaram cenas a mais que não existem nos livros, uma vez que a história se passa no ponto de vista da Katniss na obra impressa. Pudemos então conhecer um pouco mais do temido Presidente Snow (Donald Sutherland) nas suas conversas com Seneca Crane e o verdadeiro motivo de existir os Jogos Vorazes, que não é apenas showbiz e um espetáculo, mas também uma forma de controle político.

O que se tratava apenas de especulação na mente de Katniss, no filme se tornou real o Centro de Controle dos Jogos, mostrando o quão artificial e manipulável é a arena, coisa que facilmente podemos esquecer quando estamos apenas na floresta com Katniss.


Eu só preciso ressaltar que a direção nas cenas de ação não me agradou muito, por conta de o diretor ter escolhido aquele “método” da câmera ficar balançando muito e cortes rápidos para passar uma sensação de urgência e perigo. Ficou muito confuso e difícil de entender qualquer coisa que está passando na tela.

A série Jogos Vorazes faz parte de uma geração de franquias de fantasia para o público jovem que estavam sendo lançadas no cinema no final da década de 2000 e começo da década de 2010 como Harry Potter, Crepúsculo, Maze Runner, Divergente etc. Adaptações literárias que mostraram ter um forte apelo com o público, além de serem milionárias.

Jogos Vorazes é uma mistura muito bem-sucedida de elenco, ficção científica e assuntos sociais tão importantes de serem debatidos como desigualdade social, guerras, repressão, consumismo, sociedade vigiada e revolução. É muito envolvente.



JOGOS VORAZES

Direção: Gary Ross
Distribuição: Lionsgate
Ano: 2012
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Woody Harrelson, Stanley Tucci, Donald Sutherland
Gênero: Ação, Aventura, Distopia, Ficção Científica, Romance

Sinopse: Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual – e mortal – entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando com a companhia de Peeta Melark, desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.


Série THE HUNGER GAMES
  1. The Hunger Games (2012) — Jogos Vorazes
  2. The Hunger Games: Catching Fire (2013) — Jogos Vorazes: Em Chamas
  3. The Hunger Games: Mockingjay – Part 1 (2014) — Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1
  4. The Hunger Games: Mockingjay – Part 2 (2015) — Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 2


2 comments

  1. Oi, Rê!
    Eu vi esse filme há apenas alguns dias, depois de terminar a trilogia. Eu estava me coçando pra saber como a história, sendo tão complexa, seria adaptada para as telonas. E eu gostei muito. Achei o mesmo que você em relação às cenas "extras", acho que foi necessário para as pessoas entenderem a história.
    Sobre a protagonista, acho que nem preciso comentar. Foi justamente o fato de não ser tão focado em romance e or ter uma protagonista forte e determinada que me fizeram gostar tanto da história. Fazia tempo que eu queria ler um livro com uma mulher forte desse jeito.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que essa história foi um diferencial e tanto de outras que a gente está tão acostumada. A gente não encontra facilmente por aí protagonistas fortes, romance em segundo plano e sendo a história tão boa assim.
      Essas cenas extras foram escritas pela própria Suzanne Collins que trabalhou junto no roteiro, não é a toa que o filme ficou tão bom :D

      Beijos!

      Excluir