Jogo: The Sims 1


Sobre o Jogo

O The Sims 1 é o primeiro jogo da franquia The Sims. É um jogo de simulação de vida que foi criado pelo designer de jogos Will Wright, desenvolvido pela Maxis e lançado no ano de 2000 pela Eletronic Arts.

A série The Sims trata-se de um spin-off da série de jogos SimCity (mesmo criador) e que acabou se tornando uma das mais famosas e aclamadas franquias do mundo, tendo já vendido mais de 200 milhões de cópias e sendo um enorme sucesso de público e crítica.

Para jogar The Sims, o jogador cria pessoas virtuais conhecidas como “Sims” e pode controlar toda a sua vida, administrando suas necessidades, humores e desejos. Também é possível criar suas casas e lotes comunitários, montando assim o mundo que o seu Sim irá viver. Vou falar nesse post especificamente do primeiro jogo lançado dessa série, o The Sims 1.

O The Sims 1 possui 7 Pacotes de Expansão lançados entre 2000 e 2003, sendo eles:

  • Gozando a Vida
  • Fazendo a Festa
  • Encontro Marcado
  • Em Férias
  • O Bicho vai Pegar
  • Superstar
  • Num Passe de Mágica


Há apenas três estágios de vida: recém-nascido, criança e adulto. Não existe final de semana, de modo que os Sims precisam ir para o trabalho ou para a escola todos os dias. Você desenvolve habilidades, sobe na carreira, estabelece relacionamentos. Não há muitas opções de customização dos Sims, podendo apenas escolher seu sexo, idade, cor de pele, cabeça, o corpo inteiro com a roupa já pronta, e o signo que vai determinar a personalidade dele.

O jogo base introduz apenas uma vizinhança, a Vizinhança 1. Com os pacotes de expansão, mais vizinhanças e lotes comunitários podem ser adicionados ao jogo como a Vizinhança 2 (Gozando a Vida), Cidade (Encontro Marcado), Ilha de Férias (Em Férias), Cidade Velha (O Bicho vai Pegar), Studio Town (Superstar) e Cidade da Magia (Num Passe de Mágica).

Há algumas famílias que já são consagradas no The Sims e que aparecem ao longo da série em várias gerações. A mais famosa de todas é a Família Caixão, que carregam um ar gótico e têm um cemitério perto de casa cheio de antepassados. No The Sims 1, ela é formada por Vladmir, sua esposa Laura e sua filha criança Cassandra.

O The Sims 1 se passa 25 anos ANTES do The Sims 2, e 25 anos DEPOIS do The Sims 3. A ordem cronológica correta é:

The Sims 3 > The Sims 1 > The Sims 2



Minha Opinião


Uma prima minha comprou o CD-Rom do The Sims 1 nos anos 2000 e mais alguns pacotes de expansão. Foi através dela que eu conheci esse jogo e pedi emprestado para instalar no meu computador também. A partir daí passei muitas horas felizes jogando sem parar quando eu tinha 10 anos, era muito viciante.

Eu gostava muito de jogar criando a minha própria família e fazendo eles morarem na maior e mais cara casa da vizinhança, decorando-a ao meu gosto. Também adorava mandar os Sims explorarem os pacotes de expansão para passear e viajar (Encontro Marcado e Em Férias) ou então fazê-los se tornarem famosos (Superstars) ou mágicos (Num Passe de Mágica).

Sempre tinha muita coisa para fazer e conquistar, ao passo em que tentava manter o controle da situação para tudo não virar um caos (era muito fácil de acontecer no The Sims 1). A imaginação ia longe, era muito divertido. O primeiro The Sims fez total parte do final da minha infância e boa parte da minha adolescência. Se me deixassem, eu passava o dia inteiro jogando de tanto que eu amava.

Nessa época, a minha prima não tinha comprados todos os pacotes de expansão do The Sims 1, porém muitos anos mais tarde, depois de adulta, eu cheguei a jogar o The Sims Coleção Completa e daí sim pude conhecer 100% do jogo e viver essa nostalgia, foi maravilhoso.


THE SIMS

Desenvolvedor: Maxis
Distribuidor: Eletronic Arts
Lançamento: 2000
Jogadores: 1 pessoa
Gênero: Casual, Simulação, Singleplayer

Descrição: Lançado em fevereiro de 2000, The Sims surgiu com o propósito de simular a vida real, retratando a vida cotidiana de uma forma divertida e muito personalizada. Escolha livremente fazer do seu Sim o que você quiser, sem obstáculos, fases ou objetivo final. Construa e decore a casa em que o seu Sim irá viver, totalmente ao seu gosto. Solte a criatividade, quem cria o mundo é você.






2 comments

  1. Que nostalgia! Eu adoro jogar The Sims, mas o 1º sempre vai ter um lugar especial no meu coração. Era tão divertido e dava pra passar umas boas horas jogando (tipo, o dia inteiro haha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa eu passava facilmente o dia inteiro jogando quando era adolescente haha amo demais até hoje! <3

      Beijos!

      Excluir