Sobre o Livro:
Os Dois Morrem no Final é um romance jovem-adulto do autor Adam Silvera que foi lançado em 2021 pela Editora Intrínseca.
Ele vai contar a história dos jovens Mateo Torrez e Rufus Emeterio que não se conhecem e não tem nada em comum, exceto pela mesma ligação que recebem pouco depois da meia-noite, no dia 5 de setembro: a Central da Morte avisa que eles vão morrer naquele mesmo dia. Não querendo passar aquele último dia de suas vidas sozinhos, eles acabam se conhecendo através do aplicativo Último Amigo, e resolvem embarcar juntos na missão de viverem tudo o que puderem e ao máximo possível dentro de suas últimas 24 horas.
Mateo tem 18 anos, sua mãe morreu quando ele era criança e seu pai está em coma. Ele é um jovem introspectivo e vive a vida de forma online principalmente. Sua única amiga até então é Lydia com quem se preocupa mais do que consigo mesmo. Seu último desejo é fazer alguma diferença para os outros.
Rufus tem 17 anos, seus pais e irmã morreram uns anos atrás num acidente de carro depois de também terem recebido ligações da Central da Morte, e desde então passou a morar num lar adotivo onde conheceu seus melhores amigos Tagoe e Malcolm, e sua ex-namorada Aimee. Seu último desejo é se despedir da maneira certa.
Ao longo dessa jornada de apenas 24 horas, Mateo e Rufus vão aprender muito um com o outro, vão se apoiar não importa o que aconteça e vão aprender mais sobre si mesmos.
♦
Minha Opinião:
Os Dois Morrem no Final foi uma leitura conjunta de abril de 2022 de um clube do livro no Instagram chamado "Hora do Capítulo" (não existe mais) que eu resolvi participar despretensiosamente, apenas porque estava curiosa sobre esse livro que estava sendo muito comentado na época. Eu achei que seria a oportunidade perfeita para ler e ter com quem comentar depois, e foi o que eu fiz.
Os capítulos do livro são bem curtos e ficam mudando o ponto de vista entre os personagens (tanto os protagonistas quanto os coadjuvantes), fazendo com que a leitura flua de forma rápida e fenomenal. É uma história muito emocionante e reflexiva sobre a importância de vivermos e aproveitarmos cada momento de nossas vidas, fazer aquilo que queremos e que nos faz bem, ficar com as pessoas que amamos, porque um dia vamos inevitavelmente morrer, então é o nosso dever viver a vida da forma mais plena e bonita possível.
“Não importa quando, todos nós encontramos o nosso fim. Ninguém continua vivendo para sempre, mas o que deixamos para trás nos mantém vivos para outras pessoas.”
Quanto aos personagens, eu vi que muita gente perdeu um pouco a paciência com o Mateo que tem muito medo de tudo e se preocupa mais com os outros do que consigo mesmo. Realmente não dá para negar que isso testa a paciência, mas por outro lado, como uma pessoa também introspectiva, eu entendi um pouco o jeito dele de ser e foi o personagem, com quem mais me identifiquei. E também admirei demais o Rufus por compreender isso nele e ser exatamente o amigo e a força que o Mateo precisava para se arriscar e viver mais.
Aliás, o Instagram que o Rufus faz postagens no livro existe de verdade, é: @rufusonpluto
Não é nenhum segredo ou spoiler que eles dois vão morrer no final, o próprio título entrega isso, mas não é sobre como a história termina, mas sim a jornada de descobertas do Mateo e do Rufus ao longo do livro que é muito bonita de acompanhar.
Ainda não foi o tipo de livro que impactou a minha vida, mas ainda assim as reflexões são muito válidas para levar comigo para sempre, exatamente como o Mateo queria em seu último desejo.
Autor: Adam Silvera
Editora: Intrínseca
Ano: 2021
Páginas: 416
Gênero: Jovem Adulto, LGBTQIAP+, Romance
Sinopse: No dia 5 de setembro, pouco depois da meia-noite, Mateo Torrez e Rufus Emeterio recebem uma ligação da Central da Morte. A notícia é devastadora: eles vão morrer naquele mesmo dia. Os dois não se conhecem, mas, por motivos diferentes, estão à procura de um amigo com quem compartilhar os últimos momentos, uma conexão verdadeira que ajude a diminuir um pouco a angústia e a solidão que sentem. Por sorte, existe um aplicativo para isso, e é graças a ele que Rufus e Mateo vão se encontrar para uma última grande aventura: viver uma vida inteira em um único dia.




0 comments