Rick and Morty (2013-presente) | Crítica


Sobre a Animação:


Rick and Morty é uma série de animação que foi criada por Justin Roiland e Dan Harmon. Foi lançada em 2023 para o bloco de programação noturna Adult Swim, do Cartoon Network.

O show gira em torno das aventuras da família Smith, formada pelo pais Jerry e Beth, os filhos Summer e Morty, e o pai de Beth, o avô Rick Sanchez, que mora com eles como um hóspede indesejado. Eles moram na cidade de Seattle, em Washington, mas suas aventuras os levam para infinitas realidades paralelas e multiversos, viajando por planejas e dimensões através de portais e um veículo espacial criados por Rick.

Rick é um cientista excêntrico e alcoólatra de 70 anos que não acredita nas convenções sociais como o casamento, família, escola, amor. Ele não se importa de tirar principalmente Morty da escola e arrastá-lo consigo para suas aventuras a fim de ajudá-lo a salvar planejas inteiros em outras dimensões, sem pensar nas consequências. Já Morty tem 14 anos e só tenta ser um adolescente normal, mas sua personalidade ingênua e bondosa entra constantemente em conflito com a maquiavélica do avô, levando-o ao seu limite e a surtar, além de questionar sua própria existência e o mundo real que vive.

Beth é a mãe de 34 anos que se esforça para ser uma pessoa equilibrada e manter a família unida, mas não será uma tarefa fácil, o que a leva a beber para se acalmar. Um dos motivos é sua incompatibilidade com seu marido Jerry, de 35 anos, que é inseguro, incompetente e infantil. Ele desaprova a influência de Rick sobre seus filhos, e apesar de Beth saber que Jerry tem razão quanto ao pai dela, ele não o apoia porque não quer que o pai vá embora novamente, igual ele fez quando ela era criança. Já Summer, de 17 anos, é convencional e superficial, mas que muitas vezes também acompanha Rick e Morty em suas aventuras, ajudando ou atrapalhando.



Minha Opinião:


Apesar da animação ser feita em forma de desenho animado, definitivamente não é para crianças por contar piadas bem pesadas de cunho sexual e violento. Tem classificação indicativa de 16 anos.

Sabendo disso, prepare-se para um mergulho nessa animação que é uma das coisas mais doidas que eu já vi nada onde do nada qualquer coisa absurda e sem sentido pode acontecer. O tempo todo a gente é surpreendido com as aventuras que o Rick obriga o Morty a participar em infinitos universos paralelos onde não existe limite para a imaginação. São tantas coisas que se desenrolam e se aprofundam que fica até um pouco difícil de acompanhar tudo.

Com certeza vai agradar bastante aos fãs de ficção científica que gostam de acompanhar situações cômicas e absurdas. Ele também faz paródias de filmes famosos da cultura pop que são muito divertidas. O maior exemplo e principal influência são os filmes da trilogia De Volta Para o Futuro, onde o Dr. Emmett Brown e o Marty McFly serviram total de inspiração para a criação de Rick e Morty, respectivamente.


Há quem ache que Rick and Morty não é tão grandioso que se compare a outras produções da mesma categoria como South Park, Os Simpsons, Futurama, Bojack Horseman; mas ainda assim é válido por cumprir o que se propõe a ser, além de ter sido muito bem elaborado e desenvolvido em todos os aspectos. Até mesmo que que não costumo ser muito fã desse tipo de humor sombrio, acabei gostando.

E uma coisa legal que é válido mencionar é que essa animação se propõe a discutir sobre a filosofia do existencialismo, quem somos e o qual é o motivo da nossa existência, muito presente nas obras de Friedrich Nietzsche. Isso estimula muito o pensamento crítico de quem assiste, ao mesmo tempo em que nos diverte. Acho muito interessante esse estímulo da nossa consciência em relação ao meio em que vivemos. Claro que a animação não se aprofunda nessas questões, mas menciona o suficiente para nos levar a refletir.


Rick and Morty é uma série que inicialmente parece uma loucura completa, mas que se prestar atenção, consegue identificar um certo sentido em meio ao caos. Ele também traz várias teorias bacanas sobre viagem no tempo e espaço que fazem sua mente explodir.

Eu resolvi dar uma chance mesmo sabendo que não faz parte do meu tipo de humor favorito, mas acontece que eu queria conhecer coisas novas que estivessem fora da minha zona de conforto e não me arrependi. Apesar de ainda não ter sido aquela coisa que marcou a minha vida, eu gostei sim e recomendo para quem estiver disposta a embarcar nessa doideira toda.




RICK AND MORTY

Criação: Justin Roiland e Dan Harmon
Emissora: Cartoon Network
Ano: 2013-presente
Temporadas: 8 | Episódios: 81 | Duração: 22 minutos
Gênero: Aventura, Comédia, Fantasia, Ficção Científica

Sinopse: Rick Sanchez é um cientista genial e alcoólatra que foi morar com a família de sua filha Beth, uma cirurgiã cardíaca de equinos. Ele divide seu tempo entre desenvolver projetos altamente tecnológicos em seu laboratório (garagem da casa de Beth) e levar seu neto de 14 anos Morty em aventuras perigosas e surreais pelo Multiverso. Combinados com tensões preexistentes dentro da família, esses eventos causam ao sensível Morty muita angústia em casa e na escola.


0 comments