Todo ano eu jogo em uma fazenda diferente do Stardew Valley, e em 2025 foi a vez de eu conhecer a Fazenda entre Riachos, que dizem ser uma das mais difíceis por conter a menor área de terra para plantação e criação de animais. A principal habilidade dela é a pesca porque é possível pegar peixes do rio da cidade e da Floresta Cinzaseiva sem precisar sair da sua fazenda.
De fato, eu achei um desafio encontrar área útil para a minha plantação e tive que aceitar que não conseguiria ter como em todas as outras fazendas que já joguei até aqui, mas acho que fiz um bom trabalho com o espaço que tinha, contando ainda com a área para os animais e para todas as cinco cabanas que nunca abro mão, afinal são sempre minha principal fonte de renda.
A personagem que criei se chama Charlotte que se veste toda de roxo. Ela se casou com o Harvey e tiveram os dois filhos, Harry e Hillary. Essa foi a segunda vez que atingi a Perfeição.
♦
Planejamento
O meu principal foco era encontrar uma área que fosse grande o suficiente (na medida do possível) para a minha plantação e foi isso o que consegui, com a plantação no espaço em cima e no meio. Eu até que busquei inspirações de fazendas no Pinterest, mas não encontrei nada que me agradasse, então fiz essa de acordo com as minhas necessidades. Fiz todo o planejamento inicial no Stardew Planner.
♦
Desenvolvimento (Anos 1 a 4)
Dessa vez eu não me atendei muito em tirar prints da fazenda para mostrar a evolução dela como eu faço sempre nos posts aqui no blog, então não vou saber com certeza de qual ano é cada imagem.
Mas a minha prioridade é sempre limpar a área em frente à casa para plantar as plantas de cada estação. Depois disso, eu construo o silo, galinheiro e o celeiro em uma área com grama para os animais comerem.
Também priorizo plantar várias árvores de carvalho que vão me dar resina de carvalho com a torneirinha, porque com isso eu faço vários Barris, que é uma das minhas principais fontes de renda no jogo. E por fim, eu faço o planejamento do layout da minha fazenda e começo a construir no inverno, quando não tenho plantações para cuidar. Sem contar ainda que eu estou na fase de completar o Centro Comunitário.
Tudo isso que eu falei eu faço no Ano 1, porque nos próximos anos eu só dou continuidade ao que comecei aqui e vou aprimorando, além de cumprir todos os desafios que o jogo propõe até atingir a Perfeição.
♦
Finalização (Ano 5)
É sempre no início do Ano 5 que eu considero a minha fazenda totalmente pronta, não apenas no design, mas também com relação a tudo o que tem para fazer no jogo porque aqui eu também já atingi a Perfeição.
♦
Outras construções:
Como sempre, eu fiz cinco cabanas: duas grandes com Jarra de Conserva (para colocar toda a plantação da minha fazenda e da estufa que é de Fruta-Antiga), duas grandes com Barril (para colocar apenas a plantação da ilha que é da Carambola, a fruta mais lucrativa do jogo) e uma pequena com Cristalários (para colocar apenas Diamantes). É desse jeito que eu consigo enriquecer no jogo de forma muito rápida.
Minha estufa, como sempre, tem Fruta-Antiga e uma árvore frutífera de cada espécie.
♦
Casa da Fazenda
Eu tentei fazer uma decoração toda roxa para a casa que é a cor favorita da personagem Charlotte. Isso foi o melhor que eu consegui, haha. E claro que no porão eu coloquei 105 Barril de Madeira para colocar Vinho de Carambola. Ele vira o produto mais lucrativo de todo o jogo depois que é envelhecido (mais de seis mil moedas cada um).
♦
Fazenda da Ilha
O mesmo layout de sempre para a fazenda da ilha porque não tem erro. Eu consigo 527 carambolas usando os bocais de pressão colocados nos aspersores de irídio. Talvez pudesse conseguir mais se não colocasse o caminho, mas eu também gosto de priorizar a estética bonita da fazenda.
Na Cabana da Ilha eu simplesmente continuei a estética toda roxinha e coloquei onde dava, achei que ficou fofo.
♦
Foi realmente um desafio jogar nessa fazenda pela quantidade limitada de terra, mas eu adoro um bom desafio em Stardew Valley. Gostei bastante de jogar nela. Comecei em dezembro de 2024 e finalizei em julho de 2025.
Veja aqui no blog minhas outras fazendas:

















0 comments