Blog Day 2026


É claro que para fechar o BEDA 2026 com chave de ouro eu precisava fazer um post comemorando o Blog Day nesse dia 31/08. Essa data sempre me lembra o motivo de eu continuar escrevendo mesmo depois de tanto tempo. Em meio às redes sociais e aos conteúdos rápidos, ainda acredito que os blogs têm um charme especial: são cantinhos pessoais onde podemos compartilhar histórias, opiniões, memórias e paixões com mais calma e autenticidade.

O Blog Day 2026 também é uma oportunidade de agradecer a cada pessoa que passa por aqui, seja comentando, acompanhando há anos ou chegando pela primeira vez. É muito bom fazer parte dessa comunidade que continua valorizando a troca de experiências e o prazer de escrever. Que essa tradição permaneça viva por muitos anos, inspirando novos blogueiros e fortalecendo quem nunca deixou de acreditar nesse espaço tão especial.

Além do mais, o mês de agosto tem um significado especial para a comunidade blogueira. 31 de agosto é o Blog Day, uma data criada para celebrar os blogs e a blogosfera. A escolha da data surgiu porque os número 3108 lembram visualmente a palavra "Blog".


Agora quero recomendar 12 blogs que atualmente estou amando visitar e acompanhar as postagens:

♦


Adoro acompanhar o blog da Laura onde ela compartilha relatos em tom de diário sobre a rotina dela, reflexões sobre a vida, memórias e sua paixão por fotografia. Ela também escreve conteúdos sobre viagens e vários passatempos criativos como pintura, dança, crochê, literatura e jogos, funcionando como um registro nostálgico e acolhedor da evolução pessoal e artística ao longo dos anos.


O blog da Barbara mistura vários tipos de conteúdo como textos pessoais e reflexões, lifestyle, viagens, fotografia, listas e desafios de blogagem. O estilo dela sempre foi muito próximo do leitor, com uma escrita descontraída, bem-humorada e bastante sincera. Eu me inspiro na forma como ela escreve.


Não tinha como eu não recomendar essa comunidade de blogagem coletiva maravilhosa que é o EntreBlogs, criado pela Barbara Moretti. Ali você encontra propostas de temas mensais (mas que na verdade são vitalícios, pois você é livre para fazer quando quiser), clube de leitura, tutoriais e tantas outras coisas. Foi por causa do EntreBlogs que eu me animei em participar do BEDA esse ano.


Eu amo acompanhar o blog da Bruna porque ela sempre traz um estilo mais pessoal, intimista e descontraído para os posts dela, compartilhando reflexões sobre a vida cotidiana e relatos em formato de diário. Ela também traz dicas e listas literárias, desafios, projetos fotográficos coletivos e o universo da blogosfera. Acabo me identificando muito e me sentindo mais próxima dela por conta disso.


Adoro o blog da Aline que usa o espaço dela como um diário digital para registrar desabafos, crônicas, poesias e resumos do seu cotidiano. Ela também compartilha suas experiências e paixões por temas como viagens, universo Disney, literatura, filmes, culinária e reflexões leves e sinceras sobre os desafios da vida adulta.


Há anos que eu acompanho o blog da K. e fico sempre na expectativa quando sai um post novo (torcendo para ela continuar presente na blogosfera). Uma fotógrafa talentosíssima, ela se dedica a registrar reflexões sobre o cotidiano, a vida adulta e pequenas alegrias dos dias comuns. Ela fala sobre viagens, paixão por café e cafeterias, projetos fotográficos e exposições de arte. O blog dela funciona como um refúgio de expressão visual e textual sobre criatividade e vivências.


A Tatiane tem o blog dela desde a adolescência, usando como um diário acolhedor e nostálgico para registrar crônicas cotidianas, memórias da infância e reflexões sobre a vida. Ela tem um tom muito bem-humorado, sincero e introspecto, e o blog traz listas de favoritos, relatos de experiências da rotina e participações em blogagens coletivas.


Há muitos anos que eu gosto de acompanhar o blog da Maíra que é um espaço extremamente pessoal, em que ela usa a escrita como uma forma de registrar momentos, organizar pensamentos e compartilhar reflexões sobre a vida. O conteúdo dela é dividido entre coisas da vida, viagens, reflexões, blogagens, fotografia.


Sou fascinada no blog pessoal da Taís que compartilha sua vivência e experiência morando na Polônia, compartilhando relatos da sua vida no exterior, viagens e memórias afetivas. Ela foca em registros visuais, ensaios, crônicas sobre o dia a dia, reflexões leves sobre a vida, indicações culturais, curiosidades e participações em blogagens coletivas.


Eu adoro acompanhar a escrita intimista da Cláudia porque ela me inspira por meio dos textos, fotos e relatos pessoais. Ela transforma acontecimentos simples em histórias envolventes, abordando temas como rotina, família, amizades, autocuidado, filmes e séries, viagens e momentos de reflexão. Ela escreve de maneira acolhedora e conversa muito com quem também aprecia uma vida mais tranquila e contemplativa.


Há mais de dez anos que a Karina mantém o blog dela, compartilhando crônicas cotidianas, sentimentos, reflexões sobre a vida e desabafos com sinceridade e humor. Com foco em escrita criativa e literatura, ela faz relatos de experiências pessoais, memórias do passado e textos confessionais, além de também participar ativamente de blogagens coletivas, como eu.


A Clayci me encanta há uma década com esse blog tão lindo dela, fotografias maravilhosas e textos acolhedores e reflexivos. Gosto de me inspirar nas memórias afetivas que ela compartilha e na importância de abraçarmos dias mais simples e tranquilos. Ela escreve no blog sobre maternidade e vida em família, rotina leve, livros e leitura, fotografia e reflexões pessoais.




♦

E eu queria deixar minha eterna gratidão aos blogs lindos que também indicaram o Livro de Memórias nesse Blog Day 2026: Inventando Assunto • Quase Aurora • Kaffeina • Fala, Catarina!

Além desses blogs que indiquei, é claro que acompanho vários outros que podem ser conferidos na aba Blogroll. E estou sempre em busca de conhecer blogs novos para eu me apaixonar!

Feliz Blog Day!





10 comments

  1. também acho que blogs possuem um charme especial, ainda mais por não dependerem de nenhum algorítimo, é um ritmo diferente de criação. tô muito feliz por ter voltado e encontrado tanta gente que eu já conhecia com blog ativo (além de ter descoberto novos blogs tb), obrigada por me colocar nessa listinha, re <3 beijosss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu fiquei feliz demaaais quando vc voltou para a blogosfera, Ka! Sempre adorei acompanhar suas postagens e tô na torcida para vc continuar por aqui <3
      Beijos!

      Excluir
  2. Que delícia de post.
    Eu amei acompanhar vocês nesse BEDA e continuarei acompanhando.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa <3 Eu tbm amei participar e acompanhar os posts de geral, por mais cansativo que seja, ainda vale a pena kkk
      Beijos!

      Excluir
  3. Muitoo legal ver todo mundo feliz e realizado por ter conseguido participar do BEDA 🤩

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de um mês inteiro na correria e cansaço com posts todo dia, tem mesmo que comemorar essa conquistar de chegar ao fim kkkk Eu mesma fiquei feliz demaaais hhahah
      Beijos!

      Excluir
  4. Feliz Dia do Blog também! Adorei o post.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz dia do blog pra todos nósss que ainda estamos por aqui! <3
      Beijos!

      Excluir
  5. Ai, Renata!! Fiquei com o coração quentinho aqui com a sua indicação, obrigada mesmo! Gostei muito da sua lista, já que conheço todos eles haha são tantos blogs legais pra acompanhar e o seu é definitivamente um deles também <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaahh poxa, muito obrigadaaa, vc é uma querida Taís <3 Não é a toa que eu adoro acompanhar seu blog!
      Beijos!

      Excluir