Internet: Orkut, Flickr e We Heart It

9.8.21 Renata Carvalho 2 Comments

Internet é um quadro daqui do blog onde eu falo das redes sociais que mais estou usando no momento. Essa é uma forma de documentar aqui no blog esses sites que estão super em alta hoje em dia e ver como estarão no futuro, se terão se reinventado ou se serão esquecidos.

• A ideia desse quadro veio depois de eu revisitar meu post [Meme] Internet Old School, no qual eu falo de tudo o que vivi na Internet por boa parte dos anos 90 e todos os anos 2000, e notar como hoje tudo isso virou lembranças e nostalgia.

__________


ORKUT
Pela primeira vez nesse quadro, vamos agora falar de sites que já fazem parte do passado e ninguém (ou quase ninguém) usa mais. Começando pelo saudoso Orkut, que surgiu em 2004, mas teve o seu fim em 2014. Tratava-se de uma rede social no qual o usuário podia criar seu perfil e adicionar seus amigos para conversar livremente com eles. Também era possível criar e fazer parte de comunidades sobre os mais diversos assuntos e debater sobre eles com outras pessoas.

Ele foi revolucionário quando surgiu, uma nova forma de se comunicar com os amigos pela Internet, já que antes só existia por e-mail. Forma essa que mais tarde foi copiado e aperfeiçoado por outras redes sociais que surgiram nos anos seguintes. No Orkut agora era possível mandar e receber mensagens (scraps), postar fotos e receber comentários das pessoas nelas, trocar depoimentos, adicionar jogos ao seu perfil por meio de aplicativos (os mais famosos da época eram o BuddyPoke e a Colheita Feliz.

Eu era viciada no Orkut, assim como muita gente na época. Mas eu me lembro até hoje com clareza que a partir de agosto de 2011, todo mundo que eu conhecia começou a migrar do Orkut para o Facebook, e em novembro do mesmo ano, o Orkut já era considerando “abandonado” e “morto”. Realmente chegou um momento que o Orkut já não supria mais as necessidades das pessoas, por isso mudaram de rede social, mas ainda assim são válidas todas as lembranças e bons momentos que vivemos ali.

__________


FLICKR
O Flickr surgiu em 2004. Continua no ar até hoje, apesar de atualmente pouca gente usar. É um site para hospedagem de fotos, desenhos e ilustrações. Era utilizado principalmente por fotógrafos que queriam expor o seu trabalho, tipo um portfólio. Mas claro que muita gente usou ele para postar qualquer foto do dia-a-dia, sem nenhum tema específico.

Eu criei minha segunda conta lá em 2011 com o objetivo de apenas postar fotos aleatórias que eu tirava ou que tiravam de mim, em algumas fases da minha vida (rehcarv).

Mas o meu desejo de verdade sempre foi adquirir uma câmera fotográfica profissional e aprender de verdade a tirar fotos como os profissionais e postar no Flickr, encontrar a minha própria assinatura nas fotografias, mas apenas como um hobby. Espero um dia realizar esse sonho. Para isso, recentemente resgatei uma conta no Flickr ainda mais antiga que eu tinha, a primeira que criei que foi em 2007, e acabei abandonando depois de um tempo, mas espero postar ali fotos realmente boas um dia (renatacarv).

Minhas contas no Flickr: rehcarvrenatacarv

__________


WE HEART IT
O We Heart It surgiu em 2007, mas eu só fui criar uma conta em 2012. Eu costumo dizer que é o predecessor do Pinterest, pois também é uma rede social para compartilhamento de imagens e gifs fofos, engraçados, inspiradores, enfim, de coisas que cada um gosta.

Eu usava principalmente para ver “bonitezas”, ou seja, looks e penteados bonitos, animais fofos tipo gatinhos, meus cantores favoritos com algum trecho de alguma canção dele como legenda, cenas dos meus filmes favoritos, minhas comidas favoritas (principalmente chocolate, haha), paisagens, ilustrações que chamavam minha atenção, enfim, um pouco de tudo.

Também continua no ar até hoje, apesar de atualmente não ser tão utilizado assim. Meio que acabou sendo “trocado” pelo Pinterest mais tarde pelas pessoas, mas continua sendo ótimo.

We Heart It: renatacarv

__________

Confira também os posts anteriores:



• Internet é um quadro daqui do blog onde eu falo das redes sociais que mais estou usando no momento. Essa é uma forma de documentar aqui n...

2 comentários:

  1. Eu acho que só não consegui me engraçar com We heart It, mas eu amava o Orkut hahahah. Lembro das tretas, comunidades, scraps .. e usei muito o flickr. Acho que ainda tenho fotos hospedadas por lá..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Orkut marcou toda uma geração (a nossa), a primeiríssima da era da Internet, foi um verdadeiro surto que a gente amava, hahaha. Já as outras eu usava só mais ou menos, mas ainda assim faziam parte da minha vida <3

      Beijos!

      Excluir