TCC de RTVI: Produção [2/5]

8.11.21 Renata Carvalho 4 Comments




As gravações e os perrengues


Por mais que a gente tente se preparar ao máximo para as gravações, é sempre inevitável algo não planejado acontecer, e a gente não se deixar abalar e ter que se virar para resolver aquilo o mais rápido possível.

Nós sempre tínhamos horário para começar a gravar, seja porque o dono da locação só disponibilizou esse horário, ou fosse porque nós não podíamos perder a luz do dia. Mas sempre tinha alguém do elenco ou da equipe que atrasava HORAS para chegar no local, o que deixava nós todos puxando os cabelos de preocupação, haha.

Gravação na lanchonete Zé do Hamburger (Set. 2016, São Paulo/SP)

E não era apenas chegar e gravar, tinha que cuidar do cabelo, maquiagem e roupa da pessoa, repassar com ela como funcionaria o que ele iria gravar, fazer um ensaio básico só para todos os envolvidos terem uma noção de como deveriam ser as coisas, para daí sim começar a gravar.

Eu já sou uma pessoa naturalmente ansiosa, sempre fui de chegar cedo nos locais em que eu deveria estar, então imagina como eu não ficava quando alguém atrasava e o tempo ia passando, sem poder fazer nada a não ser esperar o atrasado chegar! Não era à toa que eu vivia uma pilha de nervos naquele ano, hahaha.



Isso sem contar quando não era algum equipamento que não queria funcionar no dia da filmagem, o Tascam que descarregava muito rápido, o cartão de memória cheio, a luz que estava com defeito e ficava piscando. Foi um verdadeiro surto da minha parte.

Mas aos trancos e barrancos nós conseguíamos improvisar e gravar tudo o que tínhamos planejado. Foram quatro dias de gravações em diferentes pontos da cidade de São Paulo. Foi tudo muito cansativo e preocupante, mas também cheio de momentos em que nos divertíamos muito só por estarmos ali reunidos, então as brincadeiras e risos também eram garantidos para descontrair.

Ao final do dia de filmagens nós ficávamos orgulhosos do amplo material gravado, que seria até difícil escolher as melhores partes, então no final deu tudo certo.

A apresentadora Taísa Pelosi

__________

O projeto escrito


Não bastando ter que fazer um programa de televisão, ainda tínhamos que escrever uma monografia também apresentando esse projeto. E eu fui a principal responsável pelo projeto escrito porque, como já disse, era a melhor do grupo com as palavras.

Claro que eu não escrevi aquilo tudo sozinha, era muita coisa para uma pessoa só fazer, então eu deleguei tarefas, definia sobre o que cada um do grupo iria escrever também, mas eu é que sempre ficava com a maior parte, além também de revisar e melhorar tudo o que os outros escreviam. Eu lia a relia inúmeras vezes o que eu mesma e todo mundo escrevia para que os textos ficassem bons, não tivessem erros, fossem coerentes, seguissem a normal ABNT, dentre outras coisas.

Equipe com a apresentadora Taísa Pelosi para a gravação das cabeças do programa

Também fiz várias pesquisas sobre o tema sexo, sobre como até hoje ele ainda é tratado como tabu, visitei vários sites e li vários livros que falam sobre isso, para selecionar informações e curiosidades legais para entrar no programa, pra colocar no roteiro e também nesse projeto escrito, sustentando a importância de se falar abertamente sobre isso.

Levei o ano inteiro cuidado de cada mínimo detalhe do projeto escrito, tinha muita coisa mesmo nele, não apenas apresentando a nossa produtora e o próprio programa, mas também falando sobre cada passo que nós demos durante a pré-produção, a produção e a pós-produção.



__________

A Produção (filmagem de todo o programa) aconteceu em agosto e setembro de 2016.

E o Projeto Escrito começou em março e só foi terminar em novembro de 2016.

TCC de RTVI:
2/5: Produção


As gravações e os perrengues Por mais que a gente tente se preparar ao máximo para as gravações, é sempre inevitável algo não planejado acon...

4 comentários:

  1. Amando demais acompanhar esse projeto incrível que iniciaram.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa! É sempre ótimo saber que está gostando pq foi uma loucura tentar relembrar de tudo e separar essas fotos de anos atrás, haha.

      Beeeijos!

      Excluir
  2. Por mais que tudo seja planejado antes, sempre rolam uns perrengues nos bastidores neh? Tô adorando acompanhar esse processo de produção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa não tem jeito mesmo! Uma certeza que a gente SEMPRE TINHA é que alguma coisa não vai sair como o planejado, haha, então ao invés de ficar brigando por conta do erro de alguém, a gente tentava contornar aquela situação da melhor forma e o mais rápido possível, era o jeito.

      Beijooos!

      Excluir