TCC de RTVI: Apresentação e Encerramento [4/5]

22.11.21 Renata Carvalho 2 Comments




Preparando a apresentação


Engana-se quem pensa que todos os nossos problemas e preocupações tinham acabado no momento em que entregamos os DVDs e o projeto escrito para a banca, haha. Agora começou uma nova etapa: preparar a apresentação da Banca Pública.

Definimos os tópicos mais importantes para falar na apresentação e com eles montamos um Power Point que iria ilustrar as nossas falas. Cada um do grupo ficou responsável por um tópico do programa para falar sobre ele na apresentação, então todos ensaiamos bastante com antecedência.

Sim, fizemos reuniões até para ensaiarmos juntos nossa apresentação.

Reuniões para montar nossa apresentação

__________

O dia da apresentação




Claro que fizemos um grande “auê” para a nossa apresentação, haha. Convidamos todos os nossos familiares, amigos e conhecidos para assistirem nossa Banca que seria aberta ao público. Até evento no Facebook nós fizemos, com dia, horário e local, para convidar todo mundo, hahaha. Os meus pais e minhas irmãs foram me prestigiar.

Nós nos arrumamos bem chiques, hihi. Combinamos que as meninas do grupo usariam vestido preto social e os meninos usariam camisa social. Fizemos cabelo e maquiagem. Mas apesar de por fora estarmos bem elegantes, por dentro estávamos uma pilha de nervos, rindo de nervoso, cada um repassando na mente a própria apresentação.



Eu mesma sou uma pessoa muito tímida, detesto fazer apresentações, mas não tinha jeito, precisava fazer aquilo, então ao invés de ficar sofrendo em negação, eu aceitei logo e me preparei para fazer uma boa apresentação, respirando fundo para me acalmar e tendo em mente que não estaria sozinha, outros cinco amigos estavam ali comigo no mesmo barco, passando pelo mesmo que eu, e isso foi um pouco tranquilizador.

Quando chegou a hora, subimos no palco e fizemos nossa apresentação. Demos boa noite a todos os presentes ali no anfiteatro, nos apresentamos individualmente e também como grupo, como a produtora Cineart Produções, e apresentamos o nosso projeto, o programa de TV.



Falamos um pouco como funciona aquele programa, como é o programa piloto, como são os três quadros dele, a que tipo de público o programa se destinaria, qual emissora ele combina, quais foram as nossas referências estéticas para criar toda a direção de arte do programa, explicamos o motivo da classificação indicativa ser de 14 anos, qual seria o orçamento para uma emissora de TV produzir ele de verdade, e qual foi o orçamento real que gastamos de verdade para fazer o programa. Fizemos nossas considerações finais e agradecemos a atenção de todos.

Após isso, chegou a hora de realmente mostrar ao público todo o programa que filmamos que tinha duração de 24 minutos, e todos assistiram. Fiquei bem feliz que em algumas partes engraçadas o público realmente riu, então atingimos o objetivo. Quando terminou, agradecemos mais uma vez a atenção e a presença de todos e finalizamos.




Finalmente os nossos três professores que compunham a banca comentaram sobre tudo, tanto a filmagem quanto o projeto escrito que eles tinham em mão, também fizeram perguntas e nós respondemos. No final eles saíram uns minutos para conversarem entre si enquanto que nós do grupo aguardávamos nervosos no palco mesmo. Quando eles voltaram, foi para falar que NÓS ESTÁVAMOS APROVADOS.

Ah que momento glorioso! Todo mundo na plateia bateu palmas e eu senti um peso enorme sair de cima de mim, o alívio foi gigantesco. Nós fomos abraçar todos os professores e tirar fotos juntos, depois cada um foi se reunir com seus familiares e amigos. Meus pais e irmãs me deram parabéns e disseram que estavam felizes e orgulhosos de mim, foi maravilhoso.

Me despedi de todo mundo, todos do meu grupo e os familiares deles que eu conhecia, e fui embora com a minha família me sentindo bem mais leve e feliz.



__________

A nossa comemoração




No final das contas, acabamos não gastando todo o dinheiro que juntamos para fazer aquele trabalho, sobrou um valor considerável, então nós decidimos que iríamos gastar numa comemoração no Outback.

Foi legal nos reunirmos sob essas circunstâncias, pra comer e beber, rirmos e jogar conversa fora, infinitamente mais leves sabendo que fomos aprovados, após todo o estresse que passamos ao longo de todo aquele ano de 2016. Nós merecemos!

__________

Considerações finais




Nossa que loucura que foi fazer um TCC. Eu já estava preparada e sabia que não seria fácil, como de fato não foi, nenhuma surpresa, mas ainda assim isso não torna tudo menor pior. Foi tudo muito cansativo, exaustivo, estressante, preocupante.

Mas não foi de todo ruim, afinal eu estava fazendo um curso que eu adoro que é o Rádio, TV e Internet, então consequentemente fazendo de TCC algo que eu também gostava muito (que é um projeto audiovisual). Sem contar que eu não passei por aquilo tudo sozinha, eu fazia parte de um grupo, ou seja, mais pessoas ali comigo para vivenciar as mesmas emoções do que eu, então certamente me entenderiam e eu os entenderia.



Com certeza isso tudo contribuiu para a coisa toda do TCC não ter sido algo tão terrível assim pra mim, e isso fez toda a diferença, pois eu não sei se conseguiria ir até o fim se eu estivesse cursando algo que eu não gostasse, ou estivesse sozinha.

Enfim, essa com certeza foi uma experiência muito enriquecedora para o meu aprendizado não só como radialista profissional, mas também como ser humano. Foi ótimo saber que sou capaz de passar pelas maiores adversidades sem quebrar.

__________

A colação de grau


Em fevereiro de 2017 eu colei grau e assim encerrei totalmente essa fase da minha vida que foi o curso de Rádio, TV e Internet na Universidade Cruzeiro do Sul. E agora tenho um diploma para chamar de meu e que atesta que sou oficialmente Radialista.




__________

TCC de RTVI:
4/5: Apresentação e Encerramento


Preparando a apresentação Engana-se quem pensa que todos os nossos problemas e preocupações tinham acabado no momento em que entregamos os D...

2 comentários:

  1. Me bateu uma nostalgia da minha colação de grau, por diversas vezes eu penso em fazer outra faculdade ou uma pós.
    Amei.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah eu também penso muito nisso, fazer outra faculdade ou uma pós. Talvez eu seja louca por querer passar por aquilo tudo novamente? Com certeza! hahah Mas mesmo assim eu queria aproveitar e estudar ao máximo enquanto sou jovem e tenho disposição pra isso.

      Beeeijos!

      Excluir