Limpeza e organização da minha estante

20.1.22 Renata Carvalho 8 Comments


Resolvi criar coragem (e vergonha na cara) e finalmente limpar e dar uma organizada básica na minha estante de livros porque estava precisando, nem me lembro quando foi a última vez que fiz isso.

Essa estante de livros / mesa do computador é um sonho que se tornou realidade desde que me mudei para esse apartamento em 2009. Foi eu que idealizei essa estante de acordo com o que eu queria e precisava, desenhei, depois meu pai me ajudou com todas as medidas, e por fim em 2017 pedimos a um marceneiro para fazer sob medida, de acordo com o espaço que eu tinha disponível no meu quarto.

E fiquei muito feliz mesmo com o resultado final, ela é exatamente como eu queria, com espaço tanto para o meu computador e impressora, mas também para meus livros. E eu queria que ela fosse totalmente branca para não contrastar com todos os livros que normalmente são bem coloridos.

Nos posts Room Tour 2015 e Room Tour 2020 eu mostro como era o meu quarto antes e depois da chegada dessa estante.


Limpar a estante em si não é difícil. O mais trabalhoso mesmo é retirar todos os livros, limpar a prateleira e todos os livros, e depois colocar de volta no lugar. Mas tudo bem, vale a pena pra ver ela toda limpinha e organizada.


Eu não sigo nenhuma ordem alfabética ou por cores pra organizar os livros, eu simplesmente coloquei eles aonde eu gostei mais, de acordo com meu gosto. Livros escuros e maiores nas pontas, e os menores e coloridos no meio. Também procuro manter as séries juntas.

E eu já li vários livros ótimos que gostei muito ao longo da vida, mas eu fiz questão de comprar apenas aqueles que eu me apaixonei perdidamente e precisava ter comigo a versão física mesmo, já que o espaço é limitado. Essas três prateleiras é tudo o que eu tenho de espaço, então só os livros especiais mesmo vão nela. Outros livros que não eram tão marcantes assim eu doei pra liberar espaço.

Ainda tem espaço sobrando nela, não só pra receber mais livros, mas também para eu colocar minhas coisas e alguns enfeites que gosto.


Em baixo eu coloquei mais alguns livros enormes e pesados que tenho e que não cabiam nas prateleiras, mas que adorei como ficaram também de enfeite. Além de um copo para estar bebendo água sempre.


A primeira prateleira eu mantive as séries juntas: As Crônicas de Gelo e Fogo; alguns do Star Wars; a trilogia Jogos Vorazes; essa edição nova e linda dos livros de Harry Potter cujas lombadas formam o castelo de Hogwarts. Além também de outros livros individuais e grandinhos.


A segunda prateleira tem também algumas séries que eu amo: Mais Harry Potter, porém esses são os livros antigos que meus pais se mataram pra comprar pra mim nos anos 2000 porque eram caros e que eu arregacei de tanto ler; a saga Crepúsculo; a saga Fallen; a trilogia A Seleção; e mais livros individuais e soltos.

Também coloquei de enfeite aí um Junimo rosa de tricô que uma menina fez pra mim das lives do Dimas porque estávamos todos viciados em jogar Stardew Valley em 2021.


A terceira prateleira tem só alguns poucos livros: Alguns contos de fada na versão linda dos Clássicos Zahar que amo; e uns livrinhos finos infanto-juvenis que foram incentivo da minha professora de português da 5ª série para ler mais, e deu muito certo comigo! Tem também aí alguns enfeites aleatórios só pra deixar mais fofo.

A máscara rosa foi presente de um amigo muito querido. Ele se deu de presente de formatura uma viagem para a Itália depois que se formou em Letras-Italiano, e de lá me trouxe essa máscara maravilhosa que eu amei e deixo orgulhosamente de enfeite na estante. Obrigada, Gui. ♥


Eu diria que uns 95% dos livros que tenho na estante eu li, só uns poucos que ainda não, mas pretendo! Eu procuro não ficar comprando livros novos sendo que ainda tenho alguns que não li, a não ser que eu sei que vou ler imediatamente. Não sou muito fã de ficar acumulando e deixando parado, ocupando espaço.

E vou tentar não ficar demorando tanto pra limpar de novo a estante quando precisar, haha, pra não encardir a madeira que é branca e por isso precisa de cuidado dobrado.


Resolvi criar coragem ( e vergonha na cara ) e finalmente limpar e dar uma organizada básica na minha estante de livros porque estava precis...

8 comentários:

  1. Seu cantinho ficou lindo Re! Gostei que até o seu computador combinou com a cor da estante rs

    E nossa você só tem livros enormes! Gostei tanto do seu Harry Potter, que forma a imagem do castelo ♥

    Agora vou ficar esperando o room tour completo hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez a cor do computador tivesse influenciado na minha escolha quando estava procurando um pc novo pra comprar lá em 2017? TALVEZ. Não confirmo e nem nego kkkkk

      Tem uns livros que são grandinhos mesmo, mas o tamanho nem me assusta porque são só os livros que eu amo muito e que poderia ler e reler várias vezes sem problema nenhum, haha.

      Beijão!

      Excluir
  2. Meninaaa, que estante mais arrumainhadaaa <3 eu amei!
    Nossa, eu concordo com você, o dificil é tirar cada livro e limpar ahahhaa, eu tenho uma estante cheio de coisinhas, e toda vez que limpo, tenho que tirar tudo e limpar tudo, é uma loucura ahhahaa

    Genteee, o livro do Harry Potter, que forma o castelo, AMEI!
    é tão bom limpar né? ahahhaha
    eu gosto ahahhaa

    Beijos
    http://www.mairanamba.com

    AINN< eu amei essa máscara, eu estava louca pra trazer uma dessas, quando viajei, mas não consegui trazer não :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois ééé, não é nem que é difícil limpar, é só que é trabalhoso mesmo porque são muitas coisinhas que a gente quer deixar de enfeite na estante né, não só os livros, hahaha. Mas faz parte!

      Minina a real é que eu nem precisava da edição nova dos livros de Harry Potter porque eu já tinha a edição antiga, mas simplesmente não consegui resistir quando vi o capricho das lombadas e pensando o quão lindo ele ficaria na estante kkk

      Beeeijos!

      Excluir
  3. Oi Renata! Adoro ver uma estante limpinha e organizada, e dá gosto de ver a sua!!!
    Tá super linda mesmo ~ e concordo com você sobre só manter os livros que a gente realmente gosta.
    Não faz sentido ficar acumulando livros que não temos intenção de ler mais, né?

    Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaaada, sua linda! 😍 E sim, nem gosto muito da energia que fica parada quando um livro fica lá sendo que eu sei que não vou ler, quando outra pessoa podia aproveitar muito mais do que eu, melhor passar pra frente logo.

      Beijooos!

      Excluir
  4. Eu amei demais seu cantinho!!! Eu particularmente amo reorganizar minha estante, meus livros hahahah e sempre gosto de arrumar por gênero/tipo, acho mais fácil para encontrar depois.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre falo pra mim mesma que não vou mudar meus livros de lugar, que gosto onde estão, mas a cada limpeza que faço, lá está eu reorganizando TUDO de acordo com o meu gosto do momento, hahahh. E obrigada! *-*

      Beijos!

      Excluir

Obrigada pela visita! Não esqueça de deixar seu blog quando comentar para eu retribuir ♥