Internet: Fotolog, Tumblr e Blogger

4.10.21 Renata Carvalho 5 Comments

Internet é um quadro daqui do blog onde eu falo das redes sociais que mais estou usando no momento. Essa é uma forma de documentar aqui no blog esses sites que estão super em alta hoje em dia e ver como estarão no futuro, se terão se reinventado ou se serão esquecidos.

• A ideia desse quadro veio depois de eu revisitar meu post [Meme] Internet Old School, no qual eu falo de tudo o que vivi na Internet por boa parte dos anos 90 e todos os anos 2000, e notar como hoje tudo isso virou lembranças e nostalgia.

__________



FOTOLOG
O Fotolog foi uma rede social que surgiu em 2002, mas teve o seu fim em 2016. Foi um dos primeiros sites que surgiu na Internet voltados exclusivamente para a fotografia, no qual o usuário poderia postar qualquer foto que quisesse e fazer uma descrição que acompanharia aquela foto. Também era possível receber comentários naquela foto e adicionar outros perfis do Fotolog em sua lista de “Amigos/Favoritos”.

Eu criei uma conta lá em 2007, quando tinha uns 16/17 anos. Na época, o Fotolog era muito utilizado por mim e por umas amigas da escola como uma espécie de “diário”, no qual a gente estava sempre postando alguma foto nossa aleatória e principalmente usando a descrição da foto pra contar como foi o nosso dia, coisas que a gente pensava e sentia, falávamos de coisas que queríamos conquistar, etc. Um diário mesmo. E estávamos sendo comentando no perfil umas das outras.

Foi desse jeito, e no Fotolog, em 2007, que se deu início a minha mania de compartilhar a minha vida na Internet. Obviamente nada tão pessoal assim, mas coisas bobas do dia-a-dia ou qualquer coisa que eu quisesse compartilhar. Fiquei lá até 2011 antes de cansar e abandonar. Porém os anos vividos ali foram muito especiais, o início de tudo, e guardo esse site nas minhas lembranças com muito carinho.

Em 2016 eu tinha feito um post aqui no blog falando sobre o Fotolog:

__________



TUMBLR
O Tumblr surgiu em 2007 e continua ativo até hoje. Trata-se de uma plataforma de blogging onde os usuários podem compartilhar textos, imagens, vídeos, links, citações, áudios e diálogos. É possível seguir outros usuários e passar a receber no seu painel as publicações deles. Também é possível “favoritar” (gostar) e “reblogar” (compartilhar) os posts de outras pessoas.

Eu criei uma conta lá em 2011. Foi para essa plataforma que eu migrei depois que saí do Fotolog. Eu gostava bastante de salvar e compartilhar imagens bonitas que encontrava por lá, além de as vezes também postar músicas e citações favoritas. Era o tipo de plataforma para ver e admirar “bonitezas”. Ele veio depois do We Heart It e antes do Pinterest na minha vida como um site que tinha a finalidade de apenas admirar coisas bonitas e legais.

Porém, quando tentei transformar o Tumblr também no lugar aonde eu compartilharia minha vida com textos pessoais do dia-a-dia, já não gostei tanto. Não sei, acho que não me encaixei totalmente, usar o Tumblr pra essa finalidade, tanto que escrevi poucos textos sobre mim na época que fiquei lá até 2013.


__________



BLOGGER
O Blogger surgiu em 1999 e continua ativo até hoje. Foi um dos primeiros a surgir com a criação de blogs e um dos principais a popularizar esse formato. Ele é o mais indicado para usuários iniciais que nunca tenham criado um blog antes ou que não estejam familiarizados com esse formato e queiram conhecer de forma gratuita, pois são hospedados pelo próprio Google.

Eu criei uma conta nele em 2013, após ter saído do Tumblr, e é onde estou até hoje! Eu continuava querendo um cantinho meu na Internet para compartilhar a minha vida e queria que fosse gratuito, afinal trata-se apenas de um hobby, não pretendia profissionalizar e lucrar, e o Blogger se encaixou muito bem no que eu precisava. O único investimento financeiro que achei que valia a pena para mim era comprar um domínio, e foi o que eu fiz.

Existem sim outras plataformas de blog melhores, com mais recursos e possibilidades, porém pagas. PARA MIM não achei que valeria o investimento financeiro, afinal como já disse, é para ser apenas um hobby, sem a responsabilidade e o comprometimento de estar sempre ativa e presente para fazer valer a pena a compra de uma hospedagem, por exemplo. É por isso que continuo usando o Blogger, ele tem servido para meus propósitos.

Site: Blogger

__________

E já que estamos falando de sites, vou aproveitar pra indicar o Cupom de Descontos Hope Lingerie, que te dá desconto em uma das maiores lojas de lingeries do Brasil. Então quem ama descontos em peças íntimas para receber no conforto do lar, essa é a indicação. As peças são lindas e de ótima qualidade, e se puder pagar mais barato nelas, melhor ainda!

Sempre bom ficar de olhos nesses sites de cupom porque sempre valem a pena na hora de economizar durante as compras online.

__________

Confira também os posts anteriores:



• Internet é um quadro daqui do blog onde eu falo das redes sociais que mais estou usando no momento. Essa é uma forma de documentar aqui n...

5 comentários:

  1. Saudades Fotolog. Na época eu era bem criança ou tava no início da adolescência, só tinha foto horrível pra postar. Mas as lembranças são boas. Engraçado que a primeira influencer digital que ouvi falar na minha vida (Marimoon) ficou famosa pelo Fotolog, né? Hahah.

    Já o tumblr eu usava muito na minha adolescência, ficava compartilhando quotes de séries que gosto, e até hoje em dia encontro por lá muita coisa relacionada aos fandoms que curto, mas acabei não conseguindo me adaptar novamente. E, realmente, para texto não é a plataforma ideal, penso eu.

    Já o Blogger é meu queridinho, mas sempre me estresso. Eu gosto muito de mexer com desenvolvimento front end e o Blogger apesar de ser versátil ainda pede demais das minhas habilidades. Não compartilho muito da ideia de que "é hobby, então não vale a pena investir". Eu acho que se você gosta, te faz bem etc., não é ruim investir mesmo que você não tenha nenhum retorno fora a sua própria satisfação pessoal. Mas cada um escolhe onde investe seu dinheiro né, se pra você o Blogger tá bom e cumpre seus propósitos, show de bola, não tem porquê mudar. Pra mim, acabei migrando pro WordPress pelos motivos que já falei, de início parece um bicho de 7 cabeças mas depois fica tão mais simples.

    Enfim, adorei a coluna e adorei a sessão nostalgia com o Fotolog! haha

    Beijinhos
    https://mashalkhim.com/

    ResponderExcluir
  2. Ah, deu até saudades dessa internet oldschool Renata! :)
    Nunca tive fotolog, mas amava o We Heart It e meu primeiro blog foi no blogger. Bons tempos.

    Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
  3. Na época não tinha esse nome, mas eu era muito stalker no fotolog. Eu nunca postei nada, mas ficava vendo o que os outros faziam sem comentar nada haha

    ResponderExcluir
  4. Gente, quando eu fiz conta no fotolog a url era toda estranha, tinha um :8080 no final, nunca entendi. E a gente tinha que ter "gold camera" pra poder receber mais que 10 comentários por dia - mas claro que os brasileiros deram um jeitinho pra resolver isso. Saudades dessa época da internet.

    ResponderExcluir
  5. Saudades Fotolog hahaha
    o tumblr eu uso até hoje
    E ainda sinto falta do myspace tb

    ResponderExcluir