Stardew Valley – Larguei tudo e fui pra fazenda

30.8.21 Renata Carvalho 6 Comments



Gênero: Casual, Indie, RPG, Simulação | Desenvolvedor: ConcernedApe | Distribuidor: ConcernedApe | Lançamento: 2016 | Jogadores: De 1 a 4 pessoas | Disponível em português: Sim | Classificação indicativa: 12 anos | Onde encontrar: Steam, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Android, iOS

__________

Eu descobri Stardew Valley em abril desse ano, me apaixonei perdidamente e desde então venho jogando direto sem parar, de tão viciada que fiquei. Eu amo demais esses jogos de fazendinha que você começa com poucos recursos, mas com o tempo vai expandindo até estar com uma fazenda altamente lucrativa e bem sucedida. E outra coisa bem legal nele também é que você pode customizar a sua fazenda como você quiser, deixando-a visualmente bonita.

Premissa do jogo: “Você herdou a antiga fazenda do seu avô, em Stardew Valley. Com ferramentas de segunda-mão e algumas moedas, você parte para dar início a sua nova vida. Será que você vai aprender a viver da terra e transformar esse matagal em um próspero lar?”





Você tem à sua disposição 5 mapas para escolher com qual deles você fará sua fazenda do zero. Vai desenvolver habilidades plantando, colhendo, explorando, minerando, pescando, criando animais, lutando com monstros, dentre outras coisas. Vai desenvolver amizade (e algum possível romance) com os moradores da Vila Pelicanos, no qual vários deles carregam suas próprias questões e uma história profunda.

O jogo tem uma espécie de “fim”, que é quando você completa 100% do jogo e atinge a Perfeição (ou seja, após pegar todos os peixes do jogo, quando completa o museu, chega no nível 10 em todas as habilidades, chega no máximo de amizade com todos os personagens, etc.). Mas mesmo depois disso o jogo não acaba, você pode continuar jogando pra sempre, chegar no ano 10, 20, 50, 100...




O legal é ir jogando no seu tempo, sem pressa nenhuma de conquistar as coisas, sempre aos poucos. É o tipo de jogo pra se ir curtindo tranquilamente cada momento, e sem ficar se comparado a ninguém, achando que está “atrasado”. Não existe isso, não é uma corrida de quem faz as coisas primeiro. Como eu já disse, o jogo é infinito, então não precisa ter pressa pra fazer nada.

Eu fui conhecendo tudo e desfrutando de cada segundo, conforme entendia como tudo funcionava e o que eu tinha que fazer. É sempre uma experiência incrível e bem melhor quando você descobre sozinho as coisas, ao invés de alguém te dizer que o você tem que fazer.

Até agora eu só joguei em uma fazenda, a Padrão, e estou quase terminando de customizar ela (estou até pensando em fazer um post aqui mostrando ela de tão orgulhosa que fiquei com minha criação, haha), mas assim que acabar, com certeza pretendo criar outras fazendas e jogar em outros mapas. O jogo permite que você crie quantos saves quiser.




Fiquei tão viciada nesse jogo que até fui atrás de me “aprofundar” nesse tema, haha. Descobri a Stardew Valley Wiki que é uma página que explica como funcionam várias coisas no jogo, eu consultava muito no começo quando ainda estava aprendendo sobre tudo, tipo as plantações de cada estação, quais eram os presentes que os aldeões gostavam, onde encontrar determinado peixe que eu queria pescar, etc.

Também conheci a perfeita da Wimona Lee que é viciada em Stardew Valley e faz vários vídeos no Youtube e lives na Twitch pra tirar dúvidas das pessoas e ajudar nesse jogo.




Enfim, eu acho que é um jogo muito incrível pra ser tão barato e que ainda recebe atualizações gratuitas com novos conteúdos anualmente. Quem também curte jogos de fazenda com várias coisas para fazer, Stardew Valley é um prato cheio.

♦ Me adicione na Steam


Gênero: Casual, Indie, RPG, Simulação | Desenvolvedor: ConcernedApe | Distribuidor: ConcernedApe | Lançamento: 2016 | Jogadores: De 1 a...

6 comentários:

  1. Nossa EU AMO STARDEW VALLEY AAA AMO MUITO. Vou até jogar um cadinho porque esse post me encheu de saudades ♥

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaahhh bate aqui pq somos duas viciadas em Stardew Valley o/
      Eu tô jogando sempre ultimamente pq tô muito hypada, haha.

      Beijão!

      Excluir
  2. Ah, que coisa mais fofa Renata! Amei demais, deu vontade de ter uma fazendinha também. E, claro, quero conhecer a sua ~ faz o post mostrando SIM. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atendendo aos inúmeros pedidos (só o seu kkkkkk) vou siiiim fazer o post depois mostrando minha fazenda.
      Brincadeira, haha, acho que eu iria fazer de qualquer jeito pq achei que ficou muito fofa!

      Beeeijos!

      Excluir
  3. Ai socorro, lembro da epoca que eu viciei num jogo da fazendinha que tinha no facebook haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noooossa, siim eu lembro que tinha jogos de fazenda tanto no facebook quanto o orkut. Acho até que foi daí que surgiu meu vício em joguinhos desse tipo kkk

      Beijooos!

      Excluir